13 de nov. de 2008

Leda vai para Uberaba, Carrião fica na fazenda plantando milho



Goiânia (GO) – Leda Góes (foto), atual diretora financeira da Assogir, embarcou hoje (13/11 - quinta-feira) para Uberaba, em Minas Gerais. Antes de entrar no avião, ela conversou com Girbrasil e disse que, além da Assembléia Extraordinária da Assogir do dia 16 de novembro, domingo, “também tem outros assuntos para tratar na capital do Zebu”. Um deles é o casamento de uma sobrinha.


Leda disse que está “na expectativa do comparecimento de muitos criadores de Gir para a reunião”. Informa que solicitou à ABCZ a abertura da sala “para receber os criadores”.


Está Assembléia Extraordinária foi convocada por Leda Góis por meio de um edital publicado na imprensa uberabense em nome de 1/5 dos associados, “para tratar de vários assuntos de interesse da Assogir”, entre eles “uma maior dedicação do atual presidente, Luis Humberto Carrião, na gestão da entidade”.


Carrião não concorda com a pressão de Leda, “se fosse assim, tinha que exigir também a presença do pessoal da Associação do Sindi”. Se defende dizendo que “não preciso ficar em Uberaba, qualquer coisa eu tenho um vice-presidente a 70 km de Uberaba que resolve as coisas pra mim lá”. Ele se refere ao 3º vice-presidente, Waldyr Barbosa, da fazenda Bocaina, em Ituverava (SP).


Esse fato ganhou notoriedade nacional em virtude do modo como foi marcada a Assembléia e da forma como foi recebido pelo presidente Carrião, que recorreu ao Estatuto da Entidade para afirmar que Leda Góes não podia convocar nada daquela forma e, também, publicou nota em jornal da cidade informando os associados “que a assembléia de Leda não poderia acontecer e se acontecesse não teria valor algum”.


Leda, por sua vez, disse que fez tudo sob orientação de advogados e que tem o amparo legal do novo Código Civil e manteve a convocação e está indo para Uberaba realizar a assembléia.


Carrião não irá

Inicialmente Carrião (foto) havia informado pessoalmente ao blog Girbrasil que também iria à assembléia, “mesmo sabendo que não terá nenhuma validade, mas vou para ouvir o que os sócios têm a dizer”. Uma semana depois, ele informa que mudou de idéia e não irá à Uberaba, “acho que não vale à pena estender essa discussão”. E hoje foi categórico: “minha presença lá é reconhecer uma coisa que já nasceu errada”. Carrião falou com Girbrasil por meio de telefone celular. Ele está em sua fazenda no Estado de Goiás preparando o solo para plantar milho para silagem, “choveu muito, tenho que aproveitar”, comemora.


Leda renunciará?

Outra expectativa é sobre a informação da própria diretora de que durante a assembléia renunciará ao cargo de diretora financeira da Assogir sob o argumento “de que já prestou relevantes serviços ao Gir e estou cansada, preciso sair e abrir espaço para novas lideranças”.


Sobre a possível renuncia de Leda, Carrião, em conversa com Girbrasil, disse: “_ nem estou sabendo disso”. Indagado sobre se essa renúncia prejudicaria a Assogir, ele limitou-se a dizer: “é um direito dela, não se pode fazer nada”. Perguntado se não estaria disposto a pedir para ela não renunciar, responde: “_ ela não me liga, não conversamos nada sobre isso”.


Outra expectativa é sobre a permanência ou não de Carrião na presidência da Assogir. Segundo Leda, ele tem ido muito pouco à Uberaba, “está sendo um presidente ausente, não esteve na Expozebu, nossa maior exposição e não tem comparecido aos eventos da raça pelo país”. Carrião retruca dizendo que só vai onde é convidado.


Vontade da maioria

Carrião chegou a afirmar que essa assembléia “tem a intenção de me derrubar do cargo, mas eles não vão conseguir”, e desafia, “se a maioria dos associados da Assogir deseja me ver fora da presidência, não precisa de assembléia, basta uma carta solicitando minha saída com a assinatura da maioria, que eu saio tranquilamente, sem esse barulho todo”.


“Não é verdade”

Luiz Carrião disse também que vai aguardar os “acontecimentos e ver o que ficou decidido nessa assembléia da Dona Leda; saber quem esteve presente e depois ver, depois, o quê vamos fazer”.


De olho no resultado dos acontecimentos do próximo final de semana, avisa: “segunda-feira eu ligo lá para saber de tudo e provavelmente faremos uma reunião de diretoria para avaliar o ocorrido”.


Sobre o manifesto de Leda Góes, publicado aqui em Girbrasil, ele diz que leu e “não concordo com muita coisa”. Informa que respeita “a folha de serviços de Dona Leda, a sua idade, o seu marido, mas tem muita coisa que ela falou nesse manifesto que não é verdade”. Disse que não respondeu ao manifesto “para não por mais lenha na fogueira”. Também não disse quais são as inverdades contidas no manifesto.


Leia tudo que já sai sobre a Crise na Assogir no blog Girbrasil:

1. "Parabéns pelo Sucesso"

2. Quem receberá a renúncia de Leda Góes?

3. Carrião muda de idéia e diz que não irá à assembléia do dia 16 de novembro, em Uberaba (MG)

4. Crise na Assogir - A novela continua

5. Leda Góes renunciará ao cargo de diretora da Assogir dia 16 de novembro

6. Waldir Barbosa discorda de Leda Góes

7. Carrião: “se for da vontade da maioria, renuncio meu mandado"

8. Leda Góes: “estou saindo”

9. Crise na Assogir: o impasse continua

10. Carrião diz que convocação de Leda "está sem efeito"

11. Crise na Assogir pode levar a renúncia do presidente

12. Carrião: "não quero confronto com dona Leda "

13. Leda Góes: "não posso deixar o gir nessa barca furada"

14. Vice-presidente da Assogir pede afastamento do cargo

15. Carrião diz que é perseguido pela ABCZ

16. Lado a lado




Um comentário:

caio disse...

Pra tentar entender.

A assembleia pelo estatuto em vigor não tem validade juridica, mais pelo novo codigo civil tem.

Mais então pergunto os convocados por Dona Leda(1/5 dos socios), estão aptos a votar na assembleia?????,

Ficamos sabendo pelo blog que nem os boletos de pagamento foram entregues.

Ai o estatuto diz, penso eu, que somente os socios em dia com suas obrigações(pagamento das anuidades) poderão votar em assembleias. É o codigo civil, o que preconiza????, será que a mesma norma???, se for quem vai votar???. Ai teremos mais uma batalha nos tribunais???. Intervenção por inoperancia pura???

Sinceramente espero que não, isso pelo bem do GIR(aqui nem leiteiro, nem raçudo) mais GIR.