23 de out. de 2008

Crise na Assogir: o impasse continua



Uberaba (MG) – O tão esperado encontro entre Leda Góes, (foto) diretora financeira da Assogir e Luiz Carrião, presidente, não aconteceu na cidade de Goiânia. Esse encontro foi anunciado pelos dois como forma de acalmar os ânimos dos associados da entidade, que foram convocados via imprensa por Leda Góes, representante de 1/5 dos associados, contra a vontade do presidente, que sacou o estatuto da Assogir e garante que essa convocação “está sem efeito”.


Leda, segundo Carrião, está pressionando o presidente a ter mais presença física na seda da entidade. Segundo ela, “ou ele assume de fato seu cargo, ou teremos que buscar uma saída, inclusive com o afastamento do presidente”. Carrião considera golpe a atitude da diretora financeira. Por outro lado, confirma presença na reunião do dia 16 de novembro, data da Assembléia Extraordinária, “para ouvir os associados, mesmo porque essa Assembléia não terá valor jurídico”, avisa.


Carrião informa também que já está convocando uma reunião de diretoria para discutir uma saída interna para a entidade. Não soube precisar a data dessa reunião, “pode ser antes ou depois do dia 16 de novembro”.


Alheia aos movimentos do Presidente da Assogir, Leda Góes informa que está convidando todos “os giristas, filiados ou não a Assogir” para participarem da Assembléia Extraordinária, dia 16 de novembro. Segundo ela, “os não filiados também devem comparecer, mesmo que não tenham direito ao voto, mas podem participar das discussões, pois são giristas e devem se comprometer com a entidade maior da raça”. Informa que a Assembléia é soberana e muita coisa pode acontecer lá”.


Isolamento

Leda Ferreira Góes disse que é preciso um trabalho vigoroso para revigorar a Assogir, “pois grande parte dos associados se afastou da entidade”. Informa que participam da entidade, ainda, “Eu, o Aderbal (esposo de Leda), a Sabrina (neta de Leda), o professor Carrião, a Carmem (esposa do Carrião), o Luiz Augusto (filho do Carrião) e dona Beatriz Cansado”. Segundo ela, “o resto está fora”.


Quem irá assumir

Girbrasil procurou saber quem assumirá a direção da Assogir numa suposta saída do atual presidente e o quatro não é bom. O 1º vice-presidente, Dr. Paulo Horta, criador em Brasília, pretendia renunciar ao cargo durante a Expozebu 2008, mas foi convencido, segundo Leda Góes, a solicitar apenas uma licença. Segundo também Leda Góes, Aline Rodrigues, 2ª vice-presidente, criadora em Santa Helena de Goiás e filha do governador de Goiás, Alcides Rodrigues, “assumiria somente se não houvesse briga”. O terceiro vice é Waldir Barbosa, que já declarou que não gostaria de assumir essa responsabilidade alegando sua estreita ligação com o atual presidente.


Indagada sobre sua pretensão de assumir novamente a presidência da Assogir, Leda Góes foi enfática: “nunca mais”. Segundo ela, “meu espaço já foi ocupado, não queria fazer parte nem da atual diretoria, já fiz o meu trabalho para o Gir e para a Assogir, agora precisamos abrir espaço para novas lideranças”.


Ela informa que provocou essa discussão todo com a convocação da Assembléia para tirar a entidade do marasmo e superar uma “infantilidade do atual presidente”. Apesar de criticar a administração de Carrião, Leda também não esquece de elogiar “sua competência” como diretor da Abcz. Segundo ela, “o professor foi um excelente diretor da ABCZ, colaborou muito com a nossa entidade maior, é muito dedicado ao Gir e tem grande capacidade de articulação e liderança”. Disse que é uma pena que não está colocando essas qualidades a serviço da Assogir “no presente momento”, finaliza.



Segundo a Secretária da Assogir, Mariana Ribeiro, a atual diretoria da Assogir é composta por:


Presidente: Luiz Humberto Carrião

1º Vice-presidente: Paulo Horta (licenciado)

2ª Vice-presidente: Aline Rodrigues

3º Vice-presidente: Waldir Barbosa

Diretora Financeira: Leda Góes

Diretor Administrativo: Dílson Cordeiro

Diretora de Melhoramento Genético: Isabela Cansado Cardoso

Diretora de Eventos: Beatriz Cansado

Diretor de Pecuária Leiteira: José Mário Abdo

Diretor de Pecuária de Dupla Aptidão: Orlando Giordane



Há uma informação de que Dílson Cordeiro, da Fazenda Vila Rica, em Cocalzinho (GO), renunciou ao cargo e pediu a sua desfiliação da entidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Rosimar,
Creio que a melhor saída para esta questão é a união de todos os criadores de Gir em torno da raça Gir não importando qual a funcionalidade buscada, se leite ou carne. Sugiro aos nossos dirigentes seja discutida a possibilidade de fusão da ASSOGIR com a ABCGIL. O nome não importa, o que importa são os objetivos de fortalecimento da raça. Creio que o Sílvio Queiroz poderia ser o presidente desta nova Associação vez que vem demonstrando dedicação à frente da ABCGIL, os demais membros deveriam ser escolhidos para atender as necessidades da Associação, porém com forte critério de disponibilidade para participar. Eu parto do pressuposto que todos nós, criadores de gir, temos condições de participar no fomento da raça através de uma associação, porém nem todos têm disponibilidade. Não podemos esquecer que a divisão sempre enfraquece de alguma forma. Aproveito para agradecer a você novamente por possibilitar este espaço em favor do GIR.

JOSÉ PATRÍCIO DA SILVEIRA NETO
Fazenda SANTA ISABEL