30 de abr. de 2009

"A tese é o gado bonito. A antítese é gado leiteiro"



Prezado Colega Alzenir,


Em primeiro lugar, agradeço a paciência em comentar minhas considerações sobre o artigo do Ideraldo. Assim como você aprecio os debates e a divergência respeitosa de opiniões.

Li suas considerações pacientemente, apesar da idade.

Sobre a teoria de Darwin e sua aplicação ao caso, nada a considerar. Não afirmei que seria fatalidade as vacas Gir assumirem ao longo do tempo características morfológicas diferentes do passado. Creio, de fato, que as características para a produção de leite e para a produção de carne em determinadas condições naturais nos bovinos são efetivamente distintas.

Também não afirmei que as vacas Gir padrão não são bonitas. Elas são bonitas, conquanto a beleza dependa sempre dos gostos pessoais do espectador e siga, o mais das vezes, convenções sociais estabelecidas em dado momento histórico. É que os padrões de beleza são mutáveis ao longo do tempo, não mediante seleção natural, mas mediante seleção social.

A finalidade do meu comentário foi ressaltar as características típicas da vaca Gir. Acho que elas se destinam à produção de leite. Aliás, as vacas em geral, se aplicáveis a objetivos econômicos, só se prestam à produção de carne, à produção de leite ou ao comércio. No aspecto relativo ao comércio, quem determina o que tem valor ou não sou eu, nem é você, é o mercado.

Destaco que me momento algum afirmei que gosto de feiúra. Disse que gosto de mulher. Prefiro, por exemplo, uma mulher feia a um travesti lindo. Aliás, em tempos modernos, há travestis que são lindos, parecem mulher, mas não são. Prefiro gostar de mulher, que gostar de lindezas... Por isso, me permiti acrescentar, apesar da idade, a afirmativa de Vinícius. Como ele, entre as mulheres, prefiro, sem dúvida, as bonitas.

É claro que essa beleza é compatível com o meu padrão (o da juventude), que poderá afinal mudar no futuro quando eu estiver sentado na cadeira de balanço da minha fazenda.

Por fim, gostaria de salientar que meu comentário é bem mais hegeliano do que darwiniano. A tese (sua) é o gado bonito. A antítese é gado leiteiro. A síntese - e é esta a minha intenção enquanto selecionador - é o gado bonito e leiteiro.

Um abraço.



Luciano Ferraz

Fazenda Estiva

Itapecerica (MG)
Selecionador de gado Gir leiteiro e bonito

Nenhum comentário: