29 de abr. de 2009

Comitiva de sul-americanos já está no Brasil


Fotos: João Paulo Bueno
Arcos (MG) – A comitiva de sul-americanos que vão visitar algumas fazendas de Gir no Brasil já estão “girando” pelo país.

Estiveram na Fazenda Calciolândia, na Estância Jasdan e hoje vão passar o dia na Fazenda dos Poções, em Jequitibá, próximo à Sete Lagoas. O grupo é composto por 40 integrantes, entre pecuaristas, técnicos e empresários da Colômbia e Venezuela.

O comandante em terra no Brasil é Ivan Ledic, que fará um palestra em espanhol para o grupo no dia 1º de maio na Fazenda Sumaúma, do criador João Cruz Reis Filho.

Na Calciolândia eles foram recebidos pelo gerente geral, Jordane José da Silva (foto) e na Estância Jasdan, em Paraopeba (MG), pelo Onofre Ribeiro. Eles passaram à noite em Paraopeba, na manhã seguinte foram até à Fazenda São Bento, berço da seleção de Onofre Ribeiro e João Feliciano Ribeiro e depois foram almoçar na chique Fazenda Poções, onde foram recebido por um dos melhores anfitriões da pecuária brasileira, Arthur Souto Maior Filizzola.

Calciolândia
Ivan Ledic, um dos integrantes da excursão e representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), disse que na visita o Brasil mostra o motivo de o país ter excelência no melhoramento de raças bovinas leiteiras tendo a Fazenda Calciolândia como uma referência no manejo. “O país tem grande reconhecimento e trazer esses estrangeiros à Calciolândia mostra como que é feito o trabalho de melhoramento das raças e que a deixa na lista de destaques no campo agropecuário”, comentou Ivan.

Outro que destacou a excelência do Brasil na pecuária leiteira foi o colombiano Fernando Duran (foto). Ele é conhecedor do melhoramento das raças zebuínas leiteiras feito pela Calciolândia, tanto que possui cabeças de Gir Leiteiro, na fazenda dele e que teve embriões produzidos a partir de animais da fazenda Calciolândia.

“Estou sempre em contato com o Brasil, venho pelo menos duas vezes ao país para conhecer e firmar negócios. Conhecia a fazenda Calciolândia e o serviço dela no campo de melhoramento das raças leiteiras, sobretudo o Gir, mas eu me surpreendo sempre com novas visitas”, comentou Fernando Duran.

O venezuelano Liborio Gutierrez está na delegação estrangeira e utiliza as visitas técnicas para aprimorar o trabalho feito na fazenda dele na Venezuela. Ele disse que não conhecia a fazenda Calciolândia, mas que já reconhece a excelência do melhoramento genético que é traduzido em quebra de recordes na produção de leite. “Gostei de ver como é o manejo nas fazendas do Brasil e o aprendizado faz com que melhoremos a nossa produção. Sou um produtor-ganhador na Venezuela e nesses encontros busco aprender como produzir mais”, comentou Liborio Gutierrez.

“Qualquer a delegação internacional ou nacional que passe pelo Brasil a busca de conhecimento sobre as raças zebuínas de leite tem que, quase obrigatoriamente, passar pela Calciolândia e isso se deve a tradição e comprometimento que temos. Desde 1970 estamos em contato com o mercado estrangeiro. Nessa época fizemos a primeira exportação de gado Gir por um programa do governo venezuelano e receber delegações para visitas como essa só reforça nossa referencia”, finalizou Jordane

Veja aqui um pequeno clipe da passagem dos venezuelanos e colambianos pela Calciolândia.


Colaborou João Paulo Bueno, de Arcos
Portal Arcos




Nenhum comentário: