26 de abr. de 2009

Fazenda em Coqueiral avalia Êmulo dos Poções



Filhas de Êmulo dos Poções
manejadas em regime de
pasto na fazenda São José,
Em Coqueiral (MG).



Coqueiral (MG) – Joaquim Rosi, da Fazenda São José, em Coqueiral, poderá, em breve proporcionar uma grande contribuição ao Gir leiteiro, com a avaliação da progênie de Êmulo dos Poções.

Êmulo não participou do teste de progênie Embrapa/Abcgil e ainda não foi testado cientificamente, mas atualmente é um touro cujo sêmen está super valorizado.

Desde 2006 Joaquim Rossi está acasalando Êmulo com vacas de pedigree aberto para ver se o touro realmente imprime leite nas filhas.

O touro foi acasalado com 4 vacas de pedigree aberto, sem parentesco entre si, com controle leiteiro oficial acima de 4.000 Kg. Cada uma dessas vacas tem filhas com vários touros provados pelo programa Abcgil/Embrapa.

Com TE foram obtidas 17 filhas de Êmulo, que agora já começam a ser inseminadas e terão as lactações controladas.

Joaquim Rossi (foto) acredita que contribuirá bastante com a avaliação de Êmulo e cita os motivos:

Segundo ele, “Fazemos o controle leiteiro pela ABCZ, de todos os animais, não é seletivo, o que ajuda na composição do Sumário; também somos colaboradores do programa da EMBRAPA, e enviamos os dados prontamente assim que são obtidos; as lactações de nossas lactações são reais, ou seja, não usamos hormônios estimulantes e, por fim, há várias novilhas contemporâneas, filhas de touros provados, que serão avaliadas ao mesmo tempo”.

Joaquim Rossi informa que o que despertou interesse pelo Êmulo foi a divulgação de filhas avaliadas em manejo rústico, de pasto, que é o manejo adotado em sua propriedade.

Um comentário:

Pacheco disse...

Que tal um complemento desta reportagem agora que provavelmente tenha controle das filhas!
JPacheco C Filho
Timóteo MG
pachecofilho@oi.com.br