6 de abr. de 2009

"Grandes Marcas" venderá aspiração de Campeã de torneio leiteiro


fotos: Jadir Bison


Enguia DOBI, campeão fêmea Jovem do torneio leiteiro de Uberlândia 2008 com produção de 25,600 kg de leite. Enguia terá uma aspiração de livre acasalamento à venda no leilão "Grandes Marcas do Gir", dia 13 de abril de 2009.


Ribeirão Preto (SP) – O leilão “Grandes Marcas do Gir”, dia 13 de abril, sábado, às 2 horas da tarde, pelo canal Rural, está revelando uma outra realidade das fazendas dos maiores representantes de Gir dupla aptidão do Brasil: José Sab Neto e José Luiz Junqueira Barros, o “Bi”.

Os dois “Josés” desta vez mostram para o Brasil que não querem ficar para trás na questão do leite e apresentam animais com aspecto leiteiro e produção de alto nível.

Estive na Fazendo do Bi, em Cravinhos (SP), há duas semanas, exatamente para ver seus animais que irão a remate e para ver suas vacas em lactação. Realmente a Fazenda Café Velho inovou, mudou sua estrutura e a conversa agora é “produção de leite”.

Essa mudança de postura do Bi é uma vitória para o Brasil. A fazenda foi reorganizada para produção de leite, com pessoal preparado para ordenha e manejo para produção de leite, nas instalações da fazenda é possível encontrar dois grandes tanques de resfriamento de leite e a vacada sendo ordenha duas vezes por dia e o leite pesado cedo e à tarde.

Bi, que possui o “singelo” título de campeão nacional do Gir Dupla Aptidão conquistado nas concorridas pista de julgamento da Expozebu, é dono de um rebanho de extrema beleza racial oriundo dos melhores planteis de Gir do país.

Ele diz que conseguiu tudo que queria com caracterização racial e agora quer leite. “Quero leite sem perder em raça. Não quero leite a qualquer custo, mas com seleção de linhagens que vão me garantir pureza racial e produtividade leiteira”.

Bi garante que existem várias linhagens ainda para serem exploradas para leite e ele já está investindo na seleção de algumas dessas linhagens. Para isso escolheu, entre aqueles que considera leiteiros, quatro touros para testar em sua fazenda: Alecrim II, Cabaré Roodhari DOBI, Krishna Sakina Prema e Genuíno EVA.

Com todos esses touros já possui várias filhas ainda jovens. Apenas Cabaré Roodhari DOBI, touro falecido, já têm filhas em produção e o destaque desse touro é a vaca Enguia DOBI, que ganhou o torneio leiteiro de Uberlândia 2008 na categoria fêmea jovem. Enguia terá uma aspiração em livre acasalamento à venda no próximo dia 13, no leilão Grande Marcas.

Clipe
Veja abaixo o clipe com Enguia na hora em que ela deixa a pista de julgamento da exposição de uberlândia, em setembro de 2008, logo após receber a premiação de Campeã Fêmea Jovem do Torneiro Leiteiro. Foi um momento de glória para Enguia, que juntamente com o pai, o touro Cabaré Roodhari DOBI, que faleceu logo em seguida, vão elegantemente para o pavilhão.



Um comentário:

SEJ Johnsson disse...

Essa vaca é um ESPETÁCULO!
É dificil determinar um animal específico como modelo de uma raça, mas Enguia poderia ser esse animal, ou, no mínimo um dos modelos extraclasse tidos como padrão para a raça!

Sten Johnsson (SEJ)
Rio de Janeiro