9 de abr. de 2009

Nacionalização do teste de progênie de Goiás


Uberaba (MG) – A Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir e a Assogir – Associação Brasileira de Criadores de Gir, farão o lançamento nacional do Programa de Melhoramento Genético da Raça Gir, antes desenvolvido pela Girgoiás e Embrapa Gado de Leite, dia 7 de maio, quinta-feira, às 5 horas da tarde, no stand da Assogir, dentro do Parque de Exposições de Uberaba, durante a Expozebu.

Segundo Emílio da Maia, presidente da Girgoiás, a nacionalização do teste de progênie de Goiás “foi uma conquista do criador brasileiro, que agora terá a oportunidade de participar de um teste de progênie que visa testar novas linhagens de Gir leiteiro no Brasil”.

Para Athos Magno, vice-presidente da Assogir, “essa parceria da Assogir com a Girgoiás e a Embrapa Gado de Leite, mostra muita bem o novo perfil da Assogir: realizar tarefas que visam o desenvolvimento da raça em todo o Brasil”.

Segundo Athos (foto), “o teste, antes de Goiás, agora será nacional, será do Brasil, e quem ganha é a raça e garante a sustentabilidade do teste de progênie nascido no interior do país e que agora atenderá criadores de todas as partes do Brasil”.

José Sab Neto, presidente da Assogir, disse que os criadores de Goiás foram “extremamente competentes em iniciar um teste de progênie e foram extremamente desprendidos em aceitar o crescimento do programa, mostrando que não existe em Goiás apego pessoal, ou político ao programa, mas que o comprometimento com o crescimento da raça Gir é maior”.

José Neto defende a filosofia do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Gir - PNMGRG, que visa testar animais da raça Gir pertencentes às chamadas linhagens alternativas, ou seja, que ainda não foram testadas cientificamente.

Rosimar Silva, vice-presidente da Girgoiás, também defende o PNMGRG dizendo que “não se pode jogar na lata do lixo linhagens que ainda não foram testados cientificamente só porque os rebanhos dessas linhagens se recusaram a fazer controle leiteiro oficial”.

Segundo Rosimar Silva, “foi um erro e um prejuízo muito grande a decisão desses antigos criadores em não fazerem o controle leiteiro”. Para ele, “esse erro não pode justificar o crime de abandonar essas linhagens e correr o risco de nunca mais recuperar famílias e animais que ainda podem contribuir com o rebanho leiteiro de Gir do Brasil”.

Emílio da Maio (foto), que além de ser presidente da Girgoiás, é diretor de melhoramento genético da raça Gir, considera importante discutir, por exemplo, “em que nível está a endogamia do Gir brasileiro”.

Segundo ele, “se nós podemos ampliar a base genética do Gir leiteiro brasileiro, isso é importante e extremamente relevante para o melhoramento genético da raça”.

José Neto convida todos os criadores de Gir do Brasil para estarem em Uberaba no dia 7 de maio para o coquetel de “nacionalização do teste de progênie de Goiás e para o anúncio de outras ações que a Assogir pretende desenvolver ainda em 2009”.



Nenhum comentário: