7 de abr. de 2009

"Preminha" 45

a


Mestra ZS, Filha de Krishna Sakina Prema II DC (A22), uma bela vaca que já tem uma produção acumulada de mais de 8 mil quilos de leite em controle leiteiro oficial da ABCZ. Está com uma média de 35 quilos de leite. Mestra ZS terá uma prenhez com CA Sansão à venda no Leilão "Grandes Marcas do Gir".



Uberaba (MG) – Dia 11 de abril o criador José Sab Neto, presidente da Assogir e dono da Fazenda Americana, no município de Uberaba, irá vender uma prenhez da vaca Mestra ZS com o CA Sansão, no leilão Grandes Marcas do Gir, sábado, às 2 horas da tarde, com transmissão pelo Canal Rural.

Leilões de Gir estão acontecendo quase todos os dias. Então não é novidade nenhuma vender prenhez de vaca, ainda mais com Sansão, o touro líder do ranking e comum nos acasalamentos tops.

Mas essa prenhez tem algo de especial. Pois se trata de uma vaca que não está em nenhum plantel de criador de Gir Leiteiro e está surpreendendo o Controle Leiteiro Oficial.

Mestra vem de um rebanho tradicional de Gir Dupla Aptidão, reconhecido como um dos melhores rebanhos de Gir do Brasil, que possui animais leiteiros, mas que, até então nunca se fez controle leiteiro, portanto não se tem nenhuma informação segura e comprovável.

foto: Arquivo Girbrasil
Prema
Além disso, trata-se de uma vaca de ótima estrutura racial, pelagem maravilhosa e filha de Krishna Sakina Prema II DC (foto), cujo registro era o A-22. Esse touro era filho de Krishna Sakina com a vaca Prema II, do Celso Garcia Cid, da Fazenda Cachoeira 2C, do Paraná. Krishna Sakina, o “Krishninha” era filho de Krishna Importado, o grande patriarca de todos os touros krishnas.

Krishna Sakina Prema era irmão de Krishna Sakina Virbay na linha alta, o “Virbay” branco, que serviu no rebanho de Gabriel Andrade, na Calciolândia e é considerado um touro leiteiro. O “Prema”, A-22, por sua vez, não foi utilizado o bastante para deixar essa imagem de leiteiro. Só agora está sendo redescoberto como touro leiteiro.

Portanto, Mestra ZS é filha de “Prema A-22” e comprova a aptidão leiteira do touro, que pode ser a grande revelação das linhagens leiteiras alternativas.

Investimento
José Luiz Junqueira Barros, da Fazenda Café Velho, em Cravinhos (SP), o outro promotor do “Grandes Marcas”, também está confiante na aptidão leiteira do touro Krishna Sakina Prema II DC. José Luiz escolheu quatro touros dessas linhagens alternativas para testar em sua fazenda como opção para seleção leiteira e um deles é o “Prema A-22”.

Portanto, o Leilão Grande Marcas do Gir será uma vitrine dessas novas linhagens de Gir leiteiro. Mestra ZS, a vaca que está comprovando oficialmente ser leiteira, cruzada com o provado C.A. Sansão, estará à disposição dos investidores.


Um comentário:

Anônimo disse...

Rosimar,

Excelente notícia. Torço bastante pelas linhagens alternativas de Gir Leiteiro.
Um abraço,

José Luiz