12 de abr. de 2009

"cheirinho inconfundível de cana"



Olá Rosimar!


Sou um apaixonado que aprendeu com o gir (nos meus longes 07 anos) a gostar de gado.

Infelizmente vi meu pai absorver toda genética que existia no rebanho de nossa família usando touros holandeses para melhorar a produção.

Nossa propriedade fica no entorno do DF terra de cerrado vermelho raso e muito ácido, de capim fraco e, portanto de baixa produção pecuária, isso é uma história de 30 anos atrás, hoje com conhecimento adquirido sabidamente esses problemas podem ser superados.

Estamos assumindo a propriedade e é de sonho de resgatar o gir voltando as nossas origens. Já o tenho em botijão para sêmen, mas sem fêmea. Infelizmente os recursos são contados e vejo um mundo fictício de leilões de outro mundo, caso não soubesse em que país vivo, de $ pedindo origem legal, nesses jeitinhos tupiniquins de exercer tudo, menos cidadania.

Tenho 37 anos, sou policial aposentado, graça a um projétil de calibre 38 alojado no fundo da caixa craniana em função de não furtar de cumprir minha função na sociedade.

O fato é que, por obra de Deus, recuperei-me a ponto de administrar minha propriedade, e, seguindo minha trilha de já muitos percalços, procuro agora afagar minha alma com o gado que me fez apaixonar, pela mansidão, pela estampa nunca igual em outro indivíduo, principalmente por um cheirinho inconfundível de cana escondido nas marrafas dos imponentes donos do pasto, sua realeza: o touro.

Perdoe-me o arrastado do texto, é que me empolgo falando de gir, tenho na veia o sangue de uma quase filósofa, minha saudosa mãe.

Já adquiri tempos atrás um belo exemplar de sua revista, que inclusive ajudou-me em minha recuperação (obrigado), hoje começo a pesquisar a maneira melhor de iniciar minha criação, peço sua ajuda, tenho visto que fundaram um centro CTZL, como funciona o centro? Qual o melhor caminho?

Tenho um amigo que tem uma parceria com Paulo Horta, mas ainda acho caro iniciar com esse tipo de parceria.

Desde já agradeço, caso não possa me ajudar, agradeço por estar no meio girista uma pessoa amante da raça.

Antônio Adolfo Carneiro Alvarenga
Terras Campo Alegre - desde 1950
Planaltina-DF

Nota do Editor:

Prezado Antônio Adolfo,

Obrigado pelo e-mail. Tentarei colaborar com sua árdua missão de retornar a criar Gir. O CTZL está em Brasília, portanto é mais fácil você encontrar os companheiros aí de Brasília para discutir com eles a sua participação nos programas do Centro.

Enviarei por e-mail os endereços e telefones de Sérgio Moreira Campos, presidente da Associação dos Criadores de Gir do Planalto, que pode lhe ajudar. Também enviarei os contatos de Paulo Horta, que participa do CTZL e é diretor de Pecuária Leiteira da Assogir – Associação dos Criadores de Gir do Brasil.

Rosimar Silva

Nenhum comentário: