26 de abr. de 2009

Organização Mamedi Mussi





Mamedi Mussi com Carvalho Pinto,
governador de São Paulo,
no Parque de Exposições
da Água Branca,
quando Uirapuru
sagrou-se grande
Campeão da Raça gir.






Barretos (SP) – Mamedi Mussi, o pai, teve uma importância relevante para o Gir nacional. Viveu o auge da raça Gir e investiu na seleção de POI na fazenda 2M em Barretos.

Segundo Mamedi Mussi filho, seu pai vendeu um terreno de 60 alqueires, onde hoje é o aeroporto de Barretos, por um preço equivalente a mais de R$ 3 milhões para comprar o touro Uirapu da família Machado Borges.

Em 1956 Mamedi Mussi foi a Bolívia ver o gado de Quincas Borges importado da Índia e que estava preso naquele país impedido de entrar no Brasil. Depois Quincas Borges “deu” um jeito e entrou com esse gado no Brasil e Mamedi Mussi comprou duas vacas indianas.

Gilmar Cordeiro, criador e membro do Condomínio Jorge Cordeiro, de Dores do Indaiá (MG), destaca a dedicação “da Organização Mamedi Mussi em selecionar de com muita qualidade racial e produção leiteira”. Segundo Gilmar, Mamedi Mussi filho “herdou do pai o gosto pelo Gir bonito, produtivo e pesado.

Já Helio Lemos, que também esteve na Bolívia com Quincas Borges para ver o gado trazido da Índia, disse que Mamedi Mussi “fez um gado muito bom com base no seu conhecimento das famílias de Gir do Brasil e assim ele conhecia todas as gerações dos seus animais, por isso seus acasalamentos sempre resultavam em animais de qualidade”.

Fábio André, que ostenta o título de criador mais premiado da ABCZ nos últimos 30 anos, também fez rasgados elogios ao trabalho de seleção da Fazenda 2M, segundo ele “não é segredo para ninguém que a genética da 2M contribuiu decisivamente para o melhoramento do gado Gir da Estância Royal com a introdução em meu rebanho do touro Majestade da 2M”.

“Sou extremamente grato – continua Fábio André – por essa contribuição e isso só foi possível porque a fazenda de Mamedi Mussi tem material genético de qualidade que foi importante para o meu trabalho e, acredito, ainda será importante para muitos outros criadores de Gir no Brasil e no exterior”, finaliza.

Por fim, Mamedi Mussi filho destaca que toda essa história da dedicação do seu pai em selecionar sempre o melhor da raça “estaré presente em nosso leilão dia 3 de maio, em Uberaba, onde realizaremos um grande leilão de animais altamente leiteiros e com muita raça”.




Mamedi Mussi (pai) de chapéu
e o médico Dr. Cunha, de São Paulo,
admirando o touro Ima,
grande campeão da exposição
de Barretos em 1947.


Nenhum comentário: