26 de abr. de 2009

Artigo: Fazenda Gavião











Jaguar TE do Gavião
(Uaçai Jaguar X Umidade Cal),
que terá 50% da sua propriedade ofertada durante o leilão Confiança Gir Leiteiro, dia 7 de maio de 2009, na Chácara Nelore Nacional, com transmissão pelo Agrocanal.







Gir Leiteiro “Raça Forte”
Gir Leiteiro “Realidade”


A raça gir foi introduzida no Brasil por volta de 1906 (Alberto Alves Santiago). O rebanho foi aumentado sensivelmente em 1930 com a famosa importação de Ravísio Lemos e Manoel de Oliveira Prata, tendo trazido animais que se tornaram reprodutores famosos que muito contribuíram para expansão da raça.

A raça gir constituiu durante umas décadas a mais numerosa e valorizada das zebuínas no rebanho brasileiro, viveu seu apogeu nas décadas dos anos 50 e 60, todavia foi prejudicada pelo critério de seleção em demasia formal, com atenção a preceitos não relacionados a característica racial, mas a exageros concernentes a modismo como formas de chifre, pelagens, etc.

A raça vivia na época sua seleção destinada como sendo um animal de poesia, de adorno aos terreiros das propriedades rurais porém, sem razão alguma de função econômica para viver em consórcio com o homem no meio pecuário.

Com este fato a raça perdeu a corrida para o nelore nos números do registro genealógico e na adesão de novos criadores.

Posteriormente a este período a raça gir entra em uma nova fase: A fase da finalidade única como objeto de oferecer a rusticidade para cruzamentos e formação de novas raças como o girolando por exemplo.

“ O gir em consorcio e harmonia com o homem”
Entendemos na ciência dos homens, mais precisamente na química a definição de uma mistura.

Mistura é: Um material constituído por duas o mais substâncias distintas, podendo ser caracterizadas homogêneas e heterogêneas.

Mistura heterogênea é a forma de mistura onde não ocorre a harmonia entre as substâncias que a formam.

Mistura homogênea é a mistura onde existe a harmonia das substâncias que a formam; Tal qual a mistura homogênea da ciência dos homens assim foi a relação da raça gir com um pequeno e seleto número de criadores que descobriram o valor e a preciosidade da raça Gir Leiteiro, a melhor das zebuínas para produção de leite em território tropical como em seu País de origem a Índia.

Hoje a raça gir caminha triunfante e vitoriosa no cenário pecuário devido sua função econômica identificada pelos criadores pioneiros: Sua produção de leite cientificamente comprovada.

Seu perfil atual não é mais a beleza poética o adorno e nem mesmo apenas instrumento para cruzamentos; Seu perfil é um animal belo com sua pelagem multicores e chifres variados, forte, respeitada, produtiva e leiteira e que não se intimida diante das provas técnicas, aperto e pressões da seleção moderna da zootecnia; Antes sim tem feito jus e bonito perante sua reputação como gado leiteiro nos trópicos.

A Fazenda Gavião
Em 1989 a Fazenda Gavião localizada no município de São Pedro de Suaçuí em Minas Gerais, iniciou a criação e seleção da nobre raça zebuína, o Gir Leiteiro.

Adquiriu fêmeas de alto valor genético da Fazenda Calciolândia pelo sumário da Embrapa, utilizou de imediato touros melhoradores via inseminação artificial, estabeleceu processo de multiplicação da genética diferenciada das grandes matrizes como Umidade Cal,Sara Cal, Abada Cal, Região Cal, Zaimes Cal e outras matrizes por meio das transferências de embriões e FIVE.

A Fazenda Gavião aderiu e participa do programa de Melhoramento Genético da raça Gir Leiteiro -Teste de Progênie Embrapa ABCGIL e ao controle leiteiro oficial da ABCZ; Incorporou a sua base genética as demais linhagens que com pioneirismo segregam o Gir para produção leiteira (CAL, POÇÕES, CA, FB, SC, BRASÍLIA) com o propósito de ampliá-la.

Com critério adquiriu do rebanho dos senhores Manoel e José João, tradicionais criadores de Gir Leiteiro, duas das principais matrizes de maior valor genético pela Embrapa: Rebeca Baile e Xalca Naidu filha de Prenda Faizão (Gabarra).

A Fazenda Gavião segue avante com objetivo seguro sua seleção, semelhante a uma mistura homogênea de dois componentes distintos que caminham juntos harmoniosamente ou seja de um lado o Gir Leiteiro e do outro o Homem para selecioná-lo de maneira pródiga, juntos caminham virtuosamente para produzir o leite para os filhos dos Homens.

Ideraldo Vicente da Silva
São Paulo, 16 de Abril de 200.

2 comentários:

Mariana Jardim disse...

Parabéns Ideraldo.
Lindo artigo, pelo que vejo a poesia ainda existe.

Bernard Pires disse...

Sim, a poesia existe.
Quem visita a Gavião sente a poesia no ar, a poesia das matas, do carro de boi em harmonia com a explosão de melhoramento genético, da moderna zootecnica, das modernas técnicas de reprodução.
A poesia do andar pra frente.
A Gavião me faz lembrar um verso da poesia moderna de Octavio Paz:

"O branco do cristal transparente para mim não é claro suficiente. Água clara é a água corrente"

O melhoramento da Gavião não para, é como água corrente.
Em uma visita a gente sai impressionado com a produção das matrizes das novilhas, na outra visita ja tem novas melhores matrizes, novas melhores novilhas e na outra novas melhores e novas melhores...
Onde isso vai parar?