17 de abr. de 2009

Fazenda Paraíso e Girbrasil



Ribeirão Preto (SP) – Maria Tereza Lemos Calil (foto com Rosimar Silva) é a mais nova parceira de Girbrasil. Tereza fechou contrato de parceria com Girbrasil para divulgação institucional da sua marca e dos produtos da sua seleção de Gir Leiteiro.

Maria Tereza disse que é uma leitora assídua do Blog Girbrasil, “acredito no trabalho do Rosimar Silva, considero ele um dos melhores jornalistas da área, tem sensibilidade, compromisso com a raça e, principalmente, com todos os criadores de Gir, por isso acredito que o blog atualmente é uma importante ferramenta de divulgação da raça e quero estar dentro dessa nova proposta de promoção do gir”.

Segunda Maria Tereza, “meu trabalho visa dar continuidade à história da minha família”. Ela pertence à tradicional família Lemos de Franca (SP), famosos criadores de Gir, cujos principais personagens são Nilo Lemos e Hélio Lemos. Nilo já faleceu e Hélio Lemos vive em Goiânia (GO).

Falar de Nilo lemos é falar de Gaiolão e de Triunfo, touro que fez fama no Estado de São Paulo pelos valores astronômicos (quantia atualizada de quase 2 milhões de reais) pelos quais foi adquirido no ano de 1946, por Júlio Batista da Costa Filho e Nilo Jacinto lemos, em Franca . Triunfo é filho de Guilherme II, que é filho de Gaiolão Importado na vaca Fortuna.

Assim é um pouco da história dessa mulher que seque firme preservando a tradição girista da família e conquistando espaço numa atividade até então exclusiva dos homens.

A formação social das fazendas brasileiras sempre foi um ambiente puramente masculino, onde mulher tinha um papel secundário reduzido à criação dos filhos e ás lidas da cozinha.

Atualmente esse papel mudou e “elas” estão passando “para cima do areio”, exercendo outras funções mais importantes na gestão das propriedades. Maria Tereza Lemos Calil pertence a essa nova geração de criadores, que assumiram sozinhas a condução dos destinos das fazendas e da seleção do gado.

Tereza vem fazendo bonito. Além de criar, ele também saber colocar o seu produto no mercado, pois participa ativamente dos principais leilões de elite do país vendendo seus animais por bons preços, acima da média.



Um comentário:

Joaquim Amâncio disse...

Parabens Rosimar pela parceria com D.Maria Tereza,nossa dama de ferro do GIR.Os dois vao ganhar com essa parceria, pois um cria e outro divulga.Parabens D.Maria Tereza...abraços...Joaquim Amâncio