2 de abr. de 2009

Renúncia JOR produziu 31,752 kg em torneiro leiteiro



Passos (MG) – Uma das atrações da exposição ranqueada de Gir leiteiro da cidade de Passos foi o torneiro leiteiro, onde os criadores mostraram a evolução produtiva dos seus animais.

Gabriel Andrade, da Fazenda Calciolândia ganhou o torneio leiteiro com o primeiro e segundo lugares. Mas a agradável surpresa foi o desempenho do animal
Renúncia Jor (Iporá Jor X Drusa Jor), vaca do condomínio Jorge Cordeiro, de Dores do Indaiá (MG), mas que atualmente está na Fazenda São José, de Joaquim Rossi, no município de Coqueiral (MG).

Renúncia classificou-se em 5º lugar com uma produção média de 31,752 quilos de leite, além de encantar os mais tradicionais criadores de Gir leiteiro com sua beleza racial, mansidão e facilidade de manejo.

Segundo Gilmar Cordeiro, um dos membros do Condomínio Jorge Cordeiro, o desempenho de Renúncia provocou o interesse de Gabriel Andrade, da Fazenda Calciolândia, pelo sêmen do pai do animal, Iporá Jor.

Jorge Cordeiro, fundador do rebanho da Estância São Jorge, em Dores do Indaiá, foi reconhecido nacionalmente por selecionar animais Gir de extrema beleza racial, mas, a exemplo de outros tradicionais criadores de Gir dupla aptidão, negou-se a fazer Controle Leiteiro Oficial do seu rebanho, privando o Brasil de conhecer animais e famílias leiteiras dentro do seu rebanho.

Os sucessores de Jorge Cordeiro estão mostrando agora que é possível encontrar muito leite na seleção de Jorge Cordeiro.

Parceria
Joaquim Rossi (foto), responsável pela preparação de Renúncia Jor para participar do leilão, diz que acredita no potencial leiteiro do animal, “fizemos uma parceria com o Condomínio Jorge Cordeiro por que acreditamos que Renúncia seja realmente leiteira e ela provou isso no torneio leiteiro, superando animais de rebanhos consagrados no Gir leiteiro”.

Renúncia está na fazenda São José, em Coqueiral, em controle leiteiro oficial da ABCZ e sua genética está sendo multiplicada por meio de Fiv.

Carlo Rossi, filho de Joaquim Rossi, informa que tem várias encomendas de embriões de Renúncia Jor com os Touros Radar e Êmulo dos Poções.

Segundo Carlo, “nosso objetivo é aferir oficialmente a lactação desse animal e formar uma família leiteira com base no equilíbrio entre produtividade e padrão racial, consideramos importante ter como meta a seleção de Gir leiteiro com caracterização racial, produzindo animais extremamente leiteiros, mas com raça e porte”, esclarece.

Veja o resultado Geral do torneio leiteiro da Exposição de Passos (MG), março 2009.
Campeonato Vaca Adulta:

  1. PAINEIRA - média de 40,033 quilos de leite - Proprietário: Gabriel Donato de Andrade
  2. SAPIÊNCIA - média de 39,232 quilos de leite - Proprietário: Gabriel Donato de Andrade
  3. DIANA - média de 38,812 quilos de leite - Proprietário: Maria Tereza Lemos Costa Calil
  4. PROMESSA - média de 33,582 quilos de leite - Proprietário: Gabriel Donato de Andrade
  5. RENÚNCIA - média de 31,752 quilos de leite - Proprietário: Condomínio Jorge Cordeiro
  6. CAMPINAS M. DÀGUA - média de 29,675 quilos de leite - Proprietário: Anibal Eugênio Vercesi
  7. BONILHA - média de 28,158 quilos de leite - Proprietário: Aristeu Rafael Lima da Silveira
A Comissão Organizadora do Torneio Leiteiro foi composta por Bruno Martins de Souza, Mateus César de Castro Filho e Eduardo Soares.

Fonte: Abcgil





Nenhum comentário: