28 de abr. de 2009

Martinez e o genoma bovino



Goiânia (GO) – Ex-pesquisador do Gir Leiteiro foi um dos responsáveis pelo mapeamento do genoma bovino, que foi capa da revista Science (foto), que publicou estudos realizados por um consórcio internacional que mapeou o genoma bovino

A edição de 23 de abril da Science traz estudos realizados por um consórcio internacional que mapeou o genoma bovino. O consórcio, que envolveu cerca de 300 cientistas de 25 países, tem a participação da Embrapa Gado de Leite, cuja a coordenação esteve a cargo do pesquisador Mário Luiz Martinez até o seu falecimento.

Martinez foi o principal coordenador do teste de progênie Embrapa/Abcgil e faleceu em 2008 na cidade de Salvador (BA), onde participaria de um evento do Gir leiteiro. Martinez também colaborou com a implantação do teste de progênie da Girgoiás.

Além da Embrapa Gado de Leite, outras duas unidades estiveram envolvidas nas pesquisas: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Embrapa Gado de Corte.

A Embrapa Gado de Leite foi a responsável pela inclusão do Gir no Bovine HapMap. Dos pesquisadores da Unidade, Martinez foi um dos responsáveis pela Pedigree analysis and breed sampling.

Fonte: Embrapa Gado de Leite


Nenhum comentário: