27 de abr. de 2009

Pé na estrada: Fazenda Arapuca Velha



Dr. Lauro Sérgio Belchior
com Minerva TE,
filha de Gaiolão DC
na Restinga,
cuja
lactação oficial é de

4.011 quilos de leite.






Bela Vista de Goiás – Sábado, dia 24, fui à Fazenda Arapuca Velha, em Bela Vista de Goiás, do criador e médico, Lauro Sergio Belchior.

A Arapuca Velha tem um história centenária no município de Bela Vista, pertenceu á família do sogro de Lauro Belchior, Dr. Paulo Pacheco, já falecido.

Arapuca Velha também foi o nome de uma cachaça de alta qualidade que a fazenda produziu há muitos anos. Atualmente a fábrica de cachaça está desativada. Lauro mantém na fazendo um rebanho de Gir Leiteiro e uma criação de cavalos Campolina pampa.

Casado com Julieta Belchior, poetisa e militante cultural no Estado de Goiás, Lauro também é pai de Samuel Belchior, deputado estadual (PMDB).

Mas a grande paixão de Lauro é o gado Gir. Na fazenda ele tem linhagens importantes de vários planteis e algumas preciosidades, como uma filha de Radar dos Poções com Jama de Brasília.

Trata-se de Jamadar Fiv da Jula (Radar x Jama de Brasília), Jama é Benfeitor na Nação da Cal, foi Grande Campeã e Melhor Úbere Expozebu 2005, Grande Campeã e Melhor Úbere Brasília 2006 e Grande campeã e Melhor Úbere Expozebu 2007. Jama produziu 8.409 kg de leite em 1ª Lactação.

Jamadar é o “dodói” de Lauro, “reserva absoluta da Fazenda Arapuca Velha”.

Lauro tem também Ural TE (foto), uma filha de Radar dos Poções em Rumba, matriz doadora de embriões da elite do plantel de Onofre e João Feliciano Ribeiro.

Outro animal “cabeceira da Fazenda” é Minerva TE, que tem lactação oficial de 4.011 quilos de leite, filha de Gaiolão DC na Restinga, “animais puro padrão indiano”, diz Lauro. Segundo ele, “Gaiolão transmite muito leite, raça e, acima de tudo, docilidade”. Restinga, a mãe de Minerva, produziu em controle leiteiro oficial 5.508 quilos de leite, é filha de Justo na Jangada, foi recordista do controle leiteiro da Abcz em 1992, campeã do torneiro leiteiro e Melhor Úbere da 6º Exposição Nacional da raça Gir em Uberaba em 1991.

Lauro também é proprietário do touro Jidah TE da São José, filho de Egípcio TE na Beduína da São José (foto). Jidah está em teste de progênie no Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Gir da Assogir/Girgoiás/Embrapa.

Apesar de Lauro dizer que Jamadar Fiv da Jula é a reserva absoluta da Fazenda, sabe que os promotores dos grandes leilões de Uberaba, na próximo Expozebu, estão assediando o criador para que ele leve à remate esta raridade. Lauro não confirma, mas não se assustem se Jamadar aparecer como lote surpresa em algum grande leilão de gir na Expozebu.



Veja abaixo o clipe de Jamadar Fiv da Jula:




Nenhum comentário: