18 de abr. de 2009

"E as características raciais?"




Prezado Rosimar,



Eu sou completamente apaixonado pelo Gir, nasci e cresci no meio da raça sou neto de Antenor Pires Nogueira (Tenor) e afilhado de Sílvio de Lara Campos, renomados criadores do Gir e Nelore padrão em Tatuí interior de São Paulo.

Tenho algumas fotos aqui de touros que eram a base do plantel, um deles acredito que foi o primeiro touro nascido na fazenda que era filho do Pusphano Importado, touro que foi comprado na importação, ou outro já mais recente é o Krishna Kassudi, filho direto do Krishna Importado, que foi adquirido de um criador de Barretos SP.

As três últimas grandes vendas realizadas vela fazenda tem em torno de 20, 15 e 18 anos e o gado foi para Minas, Goiás e Minas respectivamente, depois disso com as mortes do meu padrinho e do meu avô só restaram às lembranças.

Hoje sou publicitário e gostaria muito de manter contatos com criadores e especialistas, pois pretendo criar um portal histórico sobre a raça (paixão da família e acima de tudo do meu avô), mas infelizmente o que eu vejo no Gir atual, em leilões, em hipótese alguma era parecido com o que eu convivi durante a minha infância e adolescência. Atualmente vejo vacas que produzem “tantos mil quilos de leite”, mas do “Gir” só têm as cores e as orelhas touros que se meu avô fosse vivo ele diriam que nem registrados mereciam ser.

Por que existe essa diferença de fenótipo na raça?

O gado “leiteiro” é selecionado somente em função da produção?
E as características raciais?

Nas aulas particulares que eu tinha na fazenda com o meu avô (se fosse hoje estaria gravado) eu me lembro da análise: o Gir é um gado lindo de expressões raciais bem definidas que têm por magnitude uma cabeça muito bem construída e proporcional ao corpo, chifres de inserção vertical, carcaça composta de costelas longas e bem arqueadas, anteriores proporcionais ao corpo e posteriores fortes, ossatura forte, comprimento em relação harmônica com altura, anca com curvatura levemente para baixo, barbela solta com linhas bem definidas e preferência para prepúcio corrigido. As matrizes devem ser produtoras de leite e de carcaça, sem deixar de lado o quesito feminilidade.

Estou a sua disposição se você quiser te mando as fotos.

Desde já agradeço e espero que possamos conversar muito sobre a raça e espero pela sua contribuição para o site institucional sobre a raça.

Obrigado,

Jean Daros

Um comentário:

Unknown disse...

Jean, parabéns!Seu comentário foi pontual e inteligente, peço que me envie email,fone contato.
Att
Nádia Sab