5 de abr. de 2009

Fernando Leite promove dia de campo para discutir melhoramento genético


Tiago Leite, Administrador da Fazenda São Pedro da Barra, Rosimar Silva, Fernando Leite e Geraldo Borges, criador de Gir em Paracatu (MG). Fernando está otimista com a realização do seu leilão de Gir Leiteiro no dia 13 de abril.


Padre Bernardo (GO) – Passei o sábado, dia 4 de abril, na fazenda São Pedro da Barra, no interior de Goiás, próximo à Brasília, propriedade de Fernando Leite, grande produtor de leite no Estado, selecionador de Gir e Girolando.

Fernando promoveu na fazenda um dia campo para os produtores de leite da região de Padre Bernardo com o objetivo de mostrar as técnicas de melhoramento genético que realiza na fazenda para melhorar a produtividade do rebanho.

Os presente, a maioria pequenos e médios produtores, estavam interessados em conhecer a seleção de girolando e os tourinhos Gir leiteiro. Fernando aproveitou para mostrar os animais que foram preparados para o leilão Top Star, dia 13 de abril.

Na programação, um reforçado café da Manhã, palestras com representantes da embrapa, Lagoa de Serra e Banco do Brasil, desfile dos animais e almoço (foto).

Fernando mostrou pessoalmente cada animal, contando a genealogia de cada e respondendo todas as indagações dos presentes.

Após a mostra de gado, foi servido um almoço para quase 100 produtores. Geraldo Borges, Elmes Barbosa e Rosimar Silva foram os únicos criadores de Gir presentes no evento.

Fernando informou que está discutindo com os prefeitos da região uma ação integrada para organizar os pequenos e médios produtores com vistas a difundir técnicas de melhoramento genético aos produtores de leite.

100 mil litros
Dois prefeitos da região compareceram ao evento. A prefeita de Mimoso (GO), Mirian de Souza Vital, disse que está muito interessado em discutir a cadeia produtiva do leite no seu município, “por que o governo de Brasília deverá comprar 100 mil litros de leite por dia dos municípios próximos à capital Federal, isso estimulará a produção e melhorará a vida dos nossos pequenos produtores, principalmente”, comemora. (Rosimar Silva)

Fernando Leite conversa com os pequenos produtores da região de Padre Bernardo. Com a participação da Lagoa da Serra, das prefeituras locais, ficou combinado a realização de vários cursos de inseminação artificial destinados aos micros e pequenos criadores a serem realizados nas dependências da Fazenda São Pedro da Barra. "Acho importante colaborar com esse movimento, por isso abri a estrutura da fazenda para a realização dos cursos", disse Fernando.

Saiba mais sobre a Fazenda São Pedro da Barra



Nenhum comentário: