27 de abr. de 2009

Coquetel em Uberaba




Uberaba (MG) – Dia 7 de maio, às 17 horas, acontecerá o coquetel de assinatura de convênio entre a Assogir e a Girgoiás para a nacionalização do Teste de progênie da raça Gir de Goiás.

O convênio prevê a participação o assento da Assogir no Comitê Gestor do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Gir, que será composto pela Girgoiás, Assogir e Embraba Gado de Leite de Juiz de Fora (MG).

Segundo Emílio da Maia de Castro, presidente da Girgoiás, “com a entrada da Assogir no Conselho Gestor do Teste de progênie, deixamos de ser um teste regional para ser nacional e poder atender todos os criadores do pais que desejam testar seus animais segundo os critérios pré-estabelecidos”.

José Sab Neto (foto), presidente da Assogir, disse que “o teste de Goiás, agora nacional, é de suma importância para o Brasil, pois vem preencher uma laguna existente na avaliação de touros Gir para produção de leite, pois nossa intenção e continuar testando prioritariamente animais oriundos de linhagens alternativas, que ainda não foram testadas e, assim, contribuir para a ampliação da base genética da raça, que está sofrendo de uma profunda endogamia”, esclarece.

O presidente da Assogir faz questão de reafirmar o convite para o evento, “que será muito importante para o Gir Brasileiro”.

O coquetel será no stand da Assogir, montado dentro da Expozebu em parceria com as Associações do Sindi e do Indubrasil. Segundo Zé Neto, “temos que apreender a trabalhar em parceria, inclusive com os colegas de outras raças”, finaliza.



Nenhum comentário: