Uberaba (MG) – Leda Góes (foto), ex-presidente da Assogir e atual diretora da entidade, “diante do marasmo que se encontra a entidade”, convoca, por meio de edital, Assembléia Geral Extraordinária, na condição de representante de 1/5 dos associados, para o dia 16 de novembro de 2008, às 10 horas, na sede da Assogir em Uberaba (MG).
A notícia está no site da Assogir. Em carta aos diretores e associados, Luiz Humberto Carrião, atual presidente, contesta a legalidade do edital, alegando que o pedido teria que ser feito em forma de requerimento ao presidente para que, em 30 dias, o próprio presidente convocasse a assembléia.
Em telefonema ao blog Girbrasil, Leda Góes lamenta que a situação da Assogir tenha exigido essa medida e diz que fez o edital sob orientação de advogados que lhe garantiram que ela está emparada no código civil brasileiro.
Na mesma carta, Carrião (foto) relembra que não queria ser o candidato a presidente da Assogir e que foi voto vencido em reunião para decidir o candidato na época. Fala também da lealdade e da amizade com Leda Góes e relata que nos últimos tempos vem sofrendo por parte da amiga forte pressão para ter uma presença física em Uberaba e assumir de fato a presidência da entidade. Segundo ele, “a diretora Leda Ferreira Góes insistia na minha presença física constante na sede da entidade, como se não fosse possível administrá-la através da tecnologia da informática e telefone, como outros presidentes que residem à distância o fazem”.
Na mesma carta publicada no site, Carrião diz que “na última reunião de diretoria, mais uma vez pressionado pela diretora Leda Ferreira Góes sobre minha presença física em Uberaba, após esclarecimentos necessários, deixei meus pares muito à vontade sobre um possível afastamento ou renúncia. Por unanimidade, exigiram minha continuidade”.
Por sua vez, Leda Góes conta que nos últimos meses tentou falar várias vezes com Luiz Carrião para cobrar dele uma definição sobre os destinos da Assogir, “mas ele não me atendeu e, então, tomei essa decisão. Estou defendendo o Gir, quero preservar a nossa história de mais de 15 anos trabalhando pela raça”, defende.
Leda Góes tem plena consciência do risco de bater de frente com o atual presidente, “não gostaria que nossa amizade fosse abalada, pra mim isso é muito chato, mas não posso deixar o Gir nessa barca furada”, avisa.
Luiz Humberto Carrião diz que “sozinho saneou as dívidas da entidade”, que desde o mês de agosto de
Discordando de Leda Góes, afirma que “o presidente da ASSOGIR não pode permitir que ações que ferem o Estatuto prevaleçam a fim de atender interesses ou vaidades pessoais”.
Sem dizer de quem são essas “vaidades pessoais”, mas em tom conciliador mando um recado à antiga aliada dizendo que está “inteiramente a disposição da diretora Leda Ferreira Góes, para que a convocação seja elaborada dentro dos preceitos legais, e mais, se os anseios da diretora Leda Ferreira Góes forem de afastar o presidente, desde que advenham da maioria dos diretores e associados, nem será preciso tal convocação, pois, com muito respeito encaminharei meu pedido de renúncia à sede da entidade”. finaliza.
Leda não confirma que deseja a renúncia do presidente, “eu e os demais sócios queremos uma Assogir atuante, um presidente que esteja presente na entidade, que participe da vida da associação, que compareça às exposições, que colabore para alavancar a raça”, sonha.
Diz que se o “professor” (como ela chama Luiz Humberto Carrião) estiver disposto a assumir os desafios, defenderá sua permanência, mas se não for o caso, irá solicitar dos presentes à Assembléia Geral Extraordinária uma definição de acordo com o Estatuto, que poderá ser um mandato tampão ou a convocação de novas eleições. Segundo ela, “é preciso encontrar um grupo de criadores que queira trabalhar dioturnamente pelo Gir, principalmente pelo Gir dupla aptidão”.
Veja aqui a íntegra do edital assinado por Leda Góes:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIR
“ASSOGIR”
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
São convocados os senhores associados da Associação Brasileira dos Criadores de Gir – ASSOGIR, para se reunirem
UBERABA, 13 de outubro DE 2008.
LEDA FERREIRA GÓES
Representante de 1/5 dos Associados
Veja o que diz o Artigo 11 do Estatuto da Assogir:
Art. 11 - A Assembléia Geral é o órgão soberano da Associação. Convocada e instalada de acordo com o Estatuto, com poderes para decidir sobre todos os assuntos relativos ao objeto da Associação, sua defesa e desenvolvimento.
Parágrafo 5o. - A convocação da Assembléia Geral Extraordinária, será feita:
a) Pelo Presidente da Associação;
b) Por 1/5 (um quinto), no mínimo, dos associados, todos em dia com as obrigações sociais, mediante requerimento dirigido ao Presidente da Associação, que terá o prazo de 30 (trinta) dias para fazê-lo.
Um comentário:
Prezado Rosimar,
Certamente os personagens envolvidos na nova crise da ASSOGIR, Dona Leda e o Prof. Carrião, devem merecer gratidão e respeito dos Giristas pelo muito que fizeram pela nossa raça.
Mas é notório que a ASSOGIR não desempenha seu papel como órgão de aglutinação dos criadores e fomento à raça.
Apenas para citar um fato, tentei por inúmeras vezes tornar-me sócio da referida associação sem sucesso.
A briga anterior na ASSOGIR foi muito ruim para a raça e Dona Leda tem uma chance dourada para não arrumar outra.
Por favor Dona Leda, o Professor Carrião diz não querer problemas, logo, a Sra. não precisa da ajuda de advogados para convocar uma Assembléia. Basta a assinatura de 1/5 dos sócios em dia com a Associação e tudo estará resolvido em 30 dias.
Serenidade, Boa Vontade e Entusiasmo. É tudo que o Gir Dupla Apidão precisa para ressurgir.
Estou torcendo.
Alzeir Campa nati Antunes.
Fazenda Porto Surubim - Carmo - RJ.
Postar um comentário