19 de out. de 2008

"Equívocos de seleção"


Prezado Rosimar,

Não tenho acessado o blog diariamente como fazia por falta de tempo (infelizmente), o lado bom é que sempre tem muita coisa boa para ver. Rapaz, lembro do inicio que já era bom, agora então...


Bem, estou lhe enviando um texto que está no site da Genética Sueca com alguns comentários meus (destacados em azul) e alguns tópicos assinalados em vermelho (do texto mesmo). Penso que é preciso ficar "alerta" com a forma como a seleção do Gir vem sendo feita, especialmente nos últimos anos. Podemos estar repetindo equívocos de outras raças leiteiras.


Alem disso, gostaria de chamar atenção para o cruzamento do Gir com a SRB (raça sueca). Hoje em dia não tenho como fazê-lo, mas esta nos meus planos. Acredito que o GirSRB nos graus de sangue similares ao Girolando é uma alternativa extraordinária, com um potencial fantástico, seja como animais de produção em rebanhos cossonmerciais leiteiros, para cruzamento com Girolando ou para pequenos e médios produtores em regiões mais acidentadas. (aliaríamos todas as qualidades do Gir com a qualidade do leite e produtividade, facilidade de parto, fertilidade etc. do SRB).


Grande abraço


Sten Johnsson

Rio de Janeiro



Nota do Editor:

Se você deseja conhecer o texto de Sten Johnsson, click aqui !!!



Nenhum comentário: