6 de out. de 2008

Gir no Mato Grosso


Goiânia (GO) – Girbrasil recebeu a visita de Antônio José (na foto com Rosimar Silva), criador de Gir no município de Pedra Preta, no Estado do Mato Grosso e presidente da Associação dos Criadores de Gir do Mato Grosso, a Gir Mato Grosso. Antônio José, também conhecido pelo apelido de Zé do Brejo, é natural de Buriti Alegre, um dos berços da raça Gir em Goiás.


Atualmente Antônio José e a esposa Márcia Borges, estão com a missão de difundir a raça no Mato Grosso. Sua visita ao Estado de Goiás foi para estabelecer contatos com os criadores goianos, principalmente a Girgoiás, para “encontrar um caminho para um intercambio entre Goiás e Mato Grosso”, propõe Antônio José.


Entre as propostas do novo presidente, está a realização de um inventário do rebanho mato-grossense, “para saber o tamanho do rebanho e a quantidade de criadores”. Antônio José também diz que pretende criar naquele Estado “algo semelhante a caravana do Gir, idealizado por Rosimar Silva e executada pela Girgoiás, nos anos de 2004 e 2005, e que fez muito sucesso, pois levou o Gir até os criadores em vários municípios goianos”, lembra.

Girbrasil

Sobre a visita ao blog Girbrasil, Antônio José diz que tem consciência da importância da mídia para a atividade de selecionar Gir e “Girbrasil, revista e blog, cumprem um papel importante para a nossa promoção”, afirma. Segundo ele, o trabalho de promoção e divulgação de Girbrasil levou o Gir brasileiro para todo o mundo. “Nós, no Mato Grosso, só ficamos sabendo das coisas do Gir por meio do blog Girbrasil, sem ele estaríamos completamente isolados, por isso acho que devemos apoiar esse trabalho para garantir a sua permanência como ferramenta de divulgação da raça”.


Antônio José vê com otimismo o crescimento de Gir nas regiões centro-oeste e norte do país. Segundo ele, os criadores de gado do Mato Grosso estão abertos para conhecer a raça Gir e muitos já declararam que pretendem entrar na raça, “temos um mercado em crescimento naquela região”, revela.


Diz também que o seu rebanho, especificamente, adaptou-se muito bem ao clima da região de Rondonópolis, “pois ganhou peso com muita facilidade e o clima local é ideal para a raça Gir, que é uma raça tropical e gosta do ambiente quente”, finaliza.



Nenhum comentário: