29 de out. de 2008

Gir Leiteiro Badajós


Caro Rosimar,


Meu pai, Luciano Luzes Borges, e eu somos médicos e criamos Gir há aproximadamente 15 anos, por insistência e até implicância minha na época.


Com apoio de meu avô, Irineu Borges de Freitas, que era girista e teve, inclusive, Touro Gir campeão da Expozebu, Ray-Ban, lá pelas idas de 1945.


Tirador de leite na sua época, já me orientou a seguir pelo leite quando eu iniciava em 1992. Procuramos em nossa região o que havia de melhor em leite e adquirimos alguns animais do espólio de Randolpho de Mello Resende - Gir 3R, quem eu não tive o prazer de conhecer, mas admiro muito o seu trabalho, e penso que deva ter seu valor reconhecido pelos criadores atuais. Seu gado é bonito, raçudo, manso e leiteiro (êta prosa de mineiro!).


Pois é, em cima desse gado inicial, procuramos outras linhagens (sempre alternativas) na região de Uberaba e usamos 2 Touros linhagem 3R: Piloto 3R e Numeral 3R de Uberaba, filho de Fênix 3R (Mucajá VR) em vaca Jaguar 3R. Este touro nos deu muita alegria pela produção de suas filhas.


Estamos fazendo FIV em um razoável número, com touros como Jaguar velho, Êmulo e Sândalo. Nosso trabalho visa selecionar o melhor do Gir, mas com o cuidado de fugir da consangüinidade existente hoje no Gir Leiteiro.


Como girista apaixonado que sou, procuro me manter sempre em dia com as notícias do Gir e, para isso, acompanho diariamente o seu blog há bastante tempo, o que não deixei de fazer agora que estou nos Estados Unidos para estudos. Portanto, pode anotar aí, alguns acessos por "estas bandas" são meus.

Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pela iniciativa deste site e para convidá-lo para uma visita quando for em Uberaba.


Sempre que precisar pode contar conosco em Uberaba-MG ou comigo em São Paulo.



Atenciosamente,



Leonardo Lima Borges

GIR LEITEIRO BADAJÓS

Uberaba-MG





Um comentário:

clau disse...

Apesar de não entender de GIR esses eu conheço de perto e são lindos os GIR e os GIRISTAS.BJS