27 de nov. de 2008

“Com a palavra, o Assessor Técnico”


Goiânia (GO) – Luiz Ronaldo de Paula, o mais bem sucedido assessor técnico de Gir da atualidade, dono de empresa Leite e Gir, que assina 9 em cada 10 leilões da raça no país, inclusive o mega leilão “Gir das Américas”, realizado nos chiques salões do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, lançou o veterinário Henrique Pinheiro (na foto ao lado de Luiz Ronaldo), de Uberaba, ao cargo de assessor/comentarista de leilão de Gir, no último dia 25 de novembro, durante o "2º Leilão Aliança do Gir Leiteiro", no canal Terraviva.


Henrique é um jovem nascido nos currais de Gir, filho de Sílvio Queiroz e colaborador do pai na Fazenda Arapoema, em Uberaba. Ele também compõe a equipe de Luiz Ronaldo na “Leite e Gir”.


Por ser uma estréia, Henrique não foi mal. Ainda tem uma longa estrada pela frente. Essa é uma tarefa que não requer somente conhecimento do assunto, tem que possuir intimidade com a linguagem da televisão, com o microfone e possuir facilidade de comunicação, a exemplo de Luiz Ronaldo, atualmente o melhor comentarista do Gir Leiteiro.


Não diria que o trono de Luiz Ronaldo está ameaçado, mas o país é grande e outros talentos estão surgindo. Veja o caso do jovem Uberabense Rafael Veloso (foto), da G Leite, que presta exatamente o mesmo serviço que Luiz Ronaldo e está com vários leilões programados. Rafael também tem facilidade de comunicação, entende do assunto e é um grande pesquisador da raça Gir.


Outro que também estreiou no mundo das celebridades foi Cláudio Lara (foto), do Cenatte Embriões. Cláudio é versátil, além de um técnico em assessoria para leilões, desempenha um papel de articulador internacional para a comercialização de animais e genética de Gir. Cláudio vem melhorando cada vez mais as suas apresentações, mas ainda precisa imprimir mais entusiasmo nos seus comentários, por que televisão tem o aspecto de performance, show e velocidade.


Ontem, dia 26 de novembro, durante o leilão de Gir leiteiro de Belo Horizonte, transmitido direto do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, pelo canal Terraviva, foi a vez do criador, professor universitário e jurado de Zebu, João Machado Prata Júnior (foto) fazer a sua estréia na telinha comentando o leilão.


João Machado já é conhecido e reconhecido como um excelente promotor de leilões e agora ocupa mais essa função. Como juiz de pista e criador bem sucedido, fazer comentários para vender Gir não foi tarefa difícil. Só uma coisa atrapalhou João Machado Prata Júnior: como a televisão o fundamental é a imagem, não pegou bem o uso freqüente do velho e inseparável óculos para leitura de perto. Sugiro fazer cópias dos catálogos em letras grandes para evitar o uso deste tipo de óculos, que, na televisão, prejudica a imagem do apresentador.


Tem também o Adir do Carmo Leonel (foto) que, apesar de não ser um comentarista oficial de nenhum leilão, sempre que participa de leilões transmitidos pela TV, ou de recinto, não faz feio.


Dourado

Apesar das duas últimas edições não ter sido transmitida pela televisão, o leilão da Estância Jasdan, em Paraopeba, que acontece todo mês de junho, logo após a Expozebu, é um leilão bastante prestigiado e com grande freqüência de criadores brasileiros e de vários paises da América Latina. O leilão da Jasdan, idealizado por Onofre Ribeiro, criador que imprime em seus eventos vários tipos de performances, lançou no mundo dos comentaristas de leilão o criador Antônio José Dourado de Oliveira (foto à esquerda), criador de Gir no município maranhense de Colinas, na fazenda Rancho do Ipê.


Dourado, como é conhecido, também é um grande conhecedor de Gir e trás uma forma própria de exercer o trabalho de comentarista, começando pelo sotaque nordestino e a habilidade de falar, conquistada nos vários anos no exercício da profissão de promotor público. Eloqüente, Dourado ainda enxerta seus comentários com vários ditados populares, que o torno uma atração a mais aos assistentes do leilão.


Dourado ainda não fez um leilão inteiro transmitido por televisão, mas não terá dificuldades de enfrentar os holofotes da telinha, a julgar pelo seu desempenho nos leilões de recinto.


Em breve faremos uma avaliação dos leiloeiros.



Nenhum comentário: