28 de nov. de 2008

"É de impressionar a penetração do blog Girbrasil "


Prezado Rosimar Silva,


Gostaria muito de agradecer a inserção do artigo "Para quem é o Gir Leiteiro? Que Caminhos são esses? Uma alerta" no Blog GIRBRASIL e de sua imparcialidade em colocar a disposição de criadores e público várias vertentes de pensamentos, possibilitando abrir discussão para que as pessoas possam se expressar.


É de impressionar a penetração do blog Girbrasil e retorno que ocorreu dos criadores e técnicos da América Latina (Colômbia, México e Guatemala). Parabéns mais uma vez, caro jornalista de primeira linha, polêmico, mas corajoso e empreendedor naquilo que faz.


Gostaria de dizer que tenho recebido comentários de criadores/selecionadores de Gir Leiteiro do Brasil, mas os mesmos não querem que suas opiniões, concordando e dizendo coisas e fatos sobre o assunto abordado (altas lactações e elevados preços), sejam publicadas, porque se sentem vulneráveis para expressar e não ferir e criar susceptibilidades.


Outro fato é que, como você mesmo já me disse, - “o pessoal do Brasil não tem o hábito de discutir idéias. A nossa formação social e política, com base nos senhores de engenho, nos deixou um legado de servidão e medo”.


Isso é a pura verdade – sempre nos deixamos dominar e ser influenciados pelos “senhores feudais”. Em nossa história houve poucas rebeliões, todas massacradas, a não ser dos negros que conseguiram sua libertação, mas mesmo assim oprimidos e ainda tentando ocupar seu espaço na sociedade.


Um desses criadores/selecionadores (dos mais antigos e importantes, coerente no que fala e faz) me escreveu:


- “ Caro amigo Ivan:


Eu li ontem seu artigo no Girbrasil, bem como vários comentários publicados até aquela data. Quanto ao artigo, eu concordo com tudo e até acrescentaria que, apesar das altas produções (reais ???) de algumas matrizes ofertadas, muito pouco deste argumento está sendo utilizado como incremento na venda. Observei em alguns leilões, especialmente nos últimos, que o Gir Leiteiro se banalizou em campeonatos de pista, pouco importando a genética ou consistência do pedigree leiteiro.


Talvez, alguns verdadeiros criadores de Gir Leiteiro que participaram do leilão não tenham se apercebido disso, o que é muito perigoso. Abriu-se uma porta para comercialização de animais Gir, com rótulo de "Leiteiro" e por preços altos, que até pouco tempo atrás somente era possível com a apresentação de controle leiteiro oficial de várias gerações das fêmeas do pedigree.


A avidez por espaço na comercialização em leilões elite está levando alguns servirem de "escada" para o avanço daqueles que não teriam mercado, sem medir as conseqüências que virão. O mercado é soberano, mas não é otário e logo veremos desdobramentos dessas vendas caras de animais de baixo valor genético.

Quanto aos comentários, penso que devemos filtrá-los, pois os interesses são diversos. Aqueles que são apenas compradores e/ou especuladores acham os preços demasiadamente altos, simplesmente porque reduzirão suas margens na recomercialização. Já os criadores e/ou selecionadores (meu caso) talvez não considerem o preço alto como o problema maior, mas sim os fatos argumentados acima.


Em suma, acho que estamos pagando o preço do sucesso da raça, com diversificação de interesses, entrada de aventureiros e oportunistas, banalização das altas produções e venda de "gato por lebre". Em outras raças fazem isso há décadas e todo ano aparece um novo investidor disposto a pagar para entrar no "circo". A maioria fica pouco tempo e muda de atividade. Parece que veremos este "filme" com novos atores.


Parabéns pela coragem de escrever e divulgar o que muitos pensam, mas não querem se expor.


Abração.”



Ivan Luz Ledic

Médico Veterinário, MSc. em Melhoramento Animal,

DSc. em Produção Animal

ex-Diretor Técnico da ABCGIL e

Pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite





Nenhum comentário: