29 de nov. de 2008

Arrastão de Fiv na Fazenda Santa Clara



Bela Vista de Goiás (GO) – A fazenda Santa Clara, de Rosimar Silva, será palco de um verdadeiro arrastão de Fiv - Fertilização In vitro, neste domingo, dia 30 de novembro. Os Criadores Rosimar Silva, Daniel Silvano, Caio Sandro e Wagner Lúcio (foto), todos de Bela Vista, capital Goiana da Raça Gir, vão aspirar 20 vacas e acasalar com o touro cujo sêmen é o mais caro da atualidade: Radar dos Poções (foto).


Os trabalhos estão previstos para iniciar ao nascer do dia. As doadoras já estão todas na fazenda, previamente selecionadas e avaliados pelos criadores, com os serviços técnicos de dois veterinários, Antônio César Fernandes, de Bela Vista de Goiás e Alessandro Mamedi, de São Miguel do Passa Quatro (GO).


Os trabalhos de aspiração e fertilização estarão a cargo da Embriotec, de Anápolis (GO), uma das empresas da área com maior experiência em TE e FIV em Gir do Brasil. A Embriotec, dos empresários Luiz e Alexandre Sardinha (foto) também coleta e congela sêmens de touros.


Outro ingrediente importante neste arrastão é que a data da coleta foi previamente marcada para obter o máximo de prenhezes de fêmeas, pois Radar dos poções não possui sêmen sexado de fêmea. Girbrasil divulgará a taxa de prenhezes de fêmea assim que for feito a sexagem das futuras prenhezes.


Nenhum comentário: