22 de nov. de 2008

Preocupações com a Elitização do Gir


Muito boa e para fazer pensar a aula de Gir Leiteiro do Dr. Ivan Ledic, publicada aqui no blog Girbrasil sob o título Ivan Ledic: "Para quem é o Gir Leiteiro? Que Caminhos são esses? Uma alerta", principalmente quanto ao universo de lactações acima de holandesas e a elitização que está batendo a nossa porteira.

Gostaria e preciso saber mais sobre as lactações e os mecanismos para chegar ao fator de maior divergência na RAÇA GIR LEITEIRO, (já tenho essa convicção), É RAÇA SIM.

Penso que seria preciso mudar a forma de aferição da produção do gir, com lactações pesadas em vez de projetadas (uma pesagem diária, valer para 30 ou 40, não passa muita confiança, principal no mercado do “tô fora”, pois não fiz a lição da cartilha que está em vigor), uma medição em torneio leiteiro por exemplo 40 dias seguidos, sabemos que isso não acontece na prática, mais nos controles leiteiros oficiais sim.

Mais sei também que ainda não temos meios de aferir um animal em controle leiteiro oficial diariamente, até pela nossa escassez de ética no “faça o que eu digo, mais não faça o que eu faço”.

Penso que poderíamos (Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Associações, Criadores, investidores) resolver pelo menos esse aspecto de confiabilidade nas medições.

Que no meu ver, seria a emissão de relatório pela MÉDIAS DAS PESSAGENS e não pela projeção de produção no dia-a-dia, com uma medição valendo por um período tão longo.


Quanto a elitização do Gir Leiteiro, tenho também essa preocupação, pois os critérios nem sempre são os mesmos, em festa de “inhambú, jacú na entra” (no meu caso, não tenho animal pra vender no Copacabana e nem dinheiro pra comprar) e sinceramente, nem sei seria essa o meu norte utópico.

Mais também não vejo esse senão para não continuar desenvolvendo o meu trabalho, temos que encontrar caminhos para sustentar a base da PIRÁMEDE, e nesse sentido temos trabalhos e mais trabalhos em andamento com esse foco (testes em andamento, movimento associativos, democratização da genética com custo de embrião produzido a R$ 85,00 (Girgoiás), exposições, mídia, interesse externo, leilões, faturamento.

Pergunto, então, a “roda” do Gir Leiteiro estaria nessa aceleração toda sem a elitização da raça? elitização que a meu ver esta acontecendo pelos diversos movimentos do GIR LEITEIRO.

Penso também que a grande maioria dos "novos" investidores na realidade são do meio rural, uns mais abastados, mais que por um motivo ou outro estão resgatando vínculos com o campo e tradições herdadas, muito diferente das bolhas do Avestruz, Nelore, Cruzamento Industrial, Bolsas e as debandadas de manadas que assolam o mercado.

Temos sim que ver nas entrelinhas o momento, traçar nossas rotas, principalmente nos trabalhos desenvolvidos, faço referencia aqui ao do Dr. Ivan "o terrivel", com responsabilidade e principalmente sem a escassez de ética que o momento pede.


Parabéns ao blog Girbrasil, que sempre traz excelentes conteúdos para que possamos, à distância, discutir as várias questões da nossa principal atividade, que é a seleção do Gir leiteiro. Girbrasil virou um fenômeno no Gir brasileiro e na América latina. Além de profundas discussões, nos premia diariamente com informações sobre o mundo do Gir.



Caio Sandro

Criador de Gir em Bela Vista de Goiás

e Caldas Novas (GO)





Nenhum comentário: