4 de nov. de 2008

Gir Corona


foto: publique

Goiânia (GO) – Por falar em investidor, Girbrasil publicou aqui os movimentos do empresário Amílcar Farid Yamin (foto), dono das Duchas Corona, comprando nos principais leilões de Gir animais de algt valo r agregado. A primeira vista parece que ele começou agora na seleção de Gir, mas Girbrasil apurou que Amílcar iniciou na atividade em 2006, quando comprou algumas prenhezes do criador Carlão da Publique.


Segundo Carlão da Publique, o empresário foi durante 23 anos um dos maiores criadores de gado Pardo Suíço e Holandês, portanto, um conhecedor da pecuária leiteira. Além disso, Amílcar também é criador de Guzera.


Como investido, Amílcar, no último leilão da Calciolândia, arrematou a recordista do evento, Ristida TE da Cal, filha de Caju com Lenda.

No leilão da Fazenda Brasília, Yamin levou para a Agropecuária Corona uma prenhez de Barbante com Caju.

No 2º Leilão da Estância Silvânia, dia 28 de outubro de 2008, Amílcar foi um dos grandes compradores da noite.

Yamin leva para sua fazenda cinco prenhezes sexadas de fêmea, dentre elas, uma prenhez de Comenda com Modelo. Com 20 títulos conquistados nas principais pistas de julgamento, Comenda é o maior valor genético da Estância Silvânia. Filha direta de Gharba, a doadora tem produção de 10.202 kg de leite.

Outro lote arrematado foi Bolívia com Modelo. Bolívia (11.337kg) tem sete touros provados e duas recordistas de produção em sua genealogia. Filha de Jaca, a matriz possui cinco títulos conquistados.

Segue também para o plantel da Corona, uma prenhez de Alemanha (10.468 kg) com Radar, raridade do gir leiteiro.

Destaque também, para Tocaia (10.230 kg) x Jaguar. A matriz tem oito touros provados e duas recordistas de produção em sua linhagem. Tocaia foi premiada como Campeã Estadual e Melhor Úbere Jovem Estadual e Nacional.

Além das prenhezes, o criador arrematou Camponesa Eto. Nascida em 2006, a novilha é filha de Brancura com Meteoro. Sua mãe é a doadora mais premiada e valorizada do Rio de Janeiro, com 13 títulos conquistados, dentre eles, Grande Campeã Estadual Fluminense/06.

Com esse apetite é de se esperar que vem aí mais um criador competitivo e bastante influente no mercado. Em breve ouviremos noticias da participação do “Gir Corona” nas pistas e em leilões.


Nenhum comentário: