12 de nov. de 2008

Aniversário da Embrapa Gado de Leite será comemorado no dia 14 de novembro com a posse do novo chefe-geral


A Embrapa Gado de Leite comemora no dia 14 de novembro, sexta-feira, 32 anos de fundação. Abrindo os eventos comemorativos, será realizada, às 9h30 da manhã, a reunião do Comitê Assessor Externo (CAE). A cerimônia de posse ocorrerá a partir das 15h30. O CAE foi criado há nove anos como órgão consultivo do qual participam representantes de diversos setores da cadeia produtiva do leite. Um dos objetivos do Comitê é tornar mais transparente e participativa a gestão da instituição.


A Embrapa Gado de Leite foi fundada em 26 de outubro de 1976, em Coronel Pacheco (onde hoje funciona um dos seus campos experimentais). De 1976 até hoje, a produção nacional quase triplicou de volume. A expectativa é que até o final desta década o país ultrapasse os 30 bilhões de litros de leite produzidos por ano.


O pesquisador Duarte Vilela (foto) é o novo chefe geral da Embrapa Gado de Leite. Vilela tem uma vasta experiência no agronegócio. Recentemente foi coordenador geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e secretário-executivo do Conselho do Agronegócio no mesmo ministério. Vilela foi ainda assessor da FAO (órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação), assessor do CNPq, conselheiro técnico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu e participou ativamente em diversas instituições de fomento à pesquisa agropecuária.


Teste de progênie do Gir

Embrapa Gado de Leite é uma unidade de pesquisa do Brasil extremamente importante para a raça Gir, onde realiza os dois Programas de Melhoramento Genético da raça no Brasil. O da Abcgil, fundado em 1985 e o da Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir -, que iniciou a distribuição de sêmen em 2005.


No caso do Gir Leiteiro, o teste de progênie Embrapa/Abcgil foi a mola propulsora do sucesso que a raça colhe em dias atuais. A credibilidade e a receptividade do Gir Leiteiro se devem, também, ao trabalho da Embrapa na execução do teste de progênie. A participação de uma instituição de pesquisa respeitada mundialmente deu segurança aos pecuaristas na hora de usar os touros provados cientificamente por meio do programa de melhoramento genético do Gir leiteiro.


Representação do Gir de Goiás

Rosimar Silva, editor do blog Girbrasil e vice-presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir representará os criadores de Goiás na posse de Duarte Vilela na próxima sexta-feira, em Juiz de Fora (MG).


Saiba mais: leia entrevista com Duarte Vilela, aqui em Girbrasil



Nenhum comentário: