11 de nov. de 2008

Dalila, filiada de número 250 da ABCGIL



Marília (SP) – A diretoria da Abcgil informa que aprovou a filiação de Dalila Galdeano Lopes, do Sítio São João, município de Marília, no Estado de São Paulo. A festa na Abcgil pela aprovação dessa nova filiada tem um motivo: Dalila é a filiada de número 250, um marco importante na associação que, merecidamente, está sendo comemorado pelo presidente Sílvio Queiroz Pinheiro.


Segundo ele, “esse número reflete o crescimento do interesse dos criadores de Gir leiteiro pela entidade e, com isso – ressalta – fortalecemos a raça ainda mais”.


Dalila Galdeano é advogada de empresas, descendente de espanhóis e casada com o mineiro Wander Machado (foto), ambos gostam da atividade de pecuária e, há cinco anos, decidiram criar e selecionar Gir leiteiro.


Dalila conquistou na última Feileite o campeonato Vaca Jovem do torneio leiteiro com a vaca Labry Te da São José, com produção média de 25,585 kg de leite. Labry é filha de Brisa da Saudade com Radar dos Poções. Brisa pertence a Andréia Nunes, de Trindade (GO) e é cria de Alberto Motta, de Rio Verde (GO).


A vaca Labry pertence a Dalila em sociedade com Carlão da Publique. Os dois compraram o animal no 2º leilão do Adir, em 2008, por R$ 2.500,00 de parcela. Na época o animal pertencia ao criador Mamed Mussi


Além de Labry, Dalila conta que possui um pequeno plantel de Gir Leiteiro e destaca um touro filho de Radar dos Poções na Loteria Cal. Diz que recentemente adquiriu uma neta de Nefrita. Com esse entusiasmo é que entra em cena mais uma criadora de Gir no Brasil, mostrando que a pecuária, antes um reduto exclusivamente masculino, tem espaço para a mulher.



Nenhum comentário: