14 de nov. de 2008

Do "Fundão" para as praias de copacabana


Foto: arquivo do criador
Tâmara do Fundão, filha de Quermesse do Fundão.



Rio de Janeiro (RJ) – Os preparativos para o leilão Gir das Américas no Hotel Capacabana Palace, na cidade maravilhosa já estão quase prontos. Quem está pronto para entrar em pista é o time de doadoras de embriões quer será ofertado na noite de 18 de novembro.


Entre esses animais, está Quermesse do Fundão, de José Ricardo Fiúza Horta, da Fazenda do Fundão, Pains (MG). Zé Ricardo (foto), como é conhecido, vem se destacando na seleção de Gir com bons resultados em pista e nas lactações encerradas em sua Fazenda. Com uma excelente base racial, a fazenda do Fundão, apresenta ao Brasil uma perspectiva nova ao Gir leiteiro nacional, com animais bem caracterizados e produtivos.


Veja o caso de Quermesse, que irá a remate no leilão Gir das Américas, no Rio de Janeiro. Nascida em 19/03/2002, Quermesse, uma das estrelas do 1° Leilão Elite Gir das Américas, é diferenciada na beleza, destacada pela funcionalidade, e consagrada em pista. Seu pai, Jequitibá do Fundão, é filho de Dalat com Gema do Fundão, que possui uma lactação de 3.715 kg de leite em 180 dias aos 12 anos de idade. Sua mãe, Imperatriz do Fundão, o possui lactação de 7.096 kg de leite em 365 dias e é filha de Bronze Fan e Ieda JO, lactação de 5.006 Kg de leite em 365 dias aos 18 anos de idade.


Possui magnífica caracterização racial, produziu 8.485 kg - sem ajuste - na primeira lactação, e sagrou-se Reservada Grande Campeã Expozebu/2005, Grande Campeã e Melhor Úbere Estadual BH/2005, Reservada Grande Campeã Megaleite/2005.


Quermesse teve o primeiro parto aos 36 meses, e sua filha, Tâmara (por Pinho TE do Fundão), foi aspirada pela primeira vez com 11 meses, e deu 21 oócitos. Tâmara pariu com 26 meses de idade, e fechou a primeira lactação com 5.293,8 Kg de leite em 305 dias. A filha de Tâmara, por C.A Guri, sagrou reservada campeã bezerra em Passos-MG.


Tâmara participou do torneio leiteiro da Mega Leite 2007 com um mês de parida e aos 27 meses de idade obtendo uma média diária superior a 18 kg de leite.


Nogueira do Fundão, irmã paterna de Quermesse, além de sagrar-se Grande Campeã Nacional em 2006, e Matriz Modelo Expozebu 2007, fechou a primeira lactação com 5.380 kg em 305 dias.


Na última aspiração, Quermesse teve 58 oócitos coletados, com 28 embriões transferidos. Todas as filhas da Quermesse começam a ciclar com 15 meses de idade.


A família de Quermesse apresenta alta herdabilidade e transmissibilidade para leite. Quermesse segue parida de macho, e o bezerro é irmão próprio de Tâmara.


Nenhum comentário: