10 de nov. de 2008

Gir é destaque na mídia nacional



Goiânia (GO) – Um dos sinais do crescimento da raça Gir, principalmente o Gir Leiteiro, é o interesse da mídia. Acaba de sair uma edição especial da revista Dinheiro Rural, da editora Três, com ampla reportagem sobre o Gir leiteiro, seus criadores e, principalmente, os valiosos leilões da raça.


O personagem principal desta matéria, com foto na capa da revista, é o criador Gabriel Andrade, da Fazenda Calciolândia, de Arcos (MG). Com o título principal de “O Bilionário Construtor do Gir”, uma referência ao mega empresário Gabriel Andrade, dona da construtora Andrade Gutierrez, segundo a revista, “gigante da construção que fatura US$ 3 bilhões ao ano e controla a operadora telefônica Oi”.


Na capa da revista, o próprio Gabriel faz uma previsão otimista, “o Gir vai ocupar um espaço tão nobre como o nelore na pecuária brasileira”.


Além de contar a trajetória de sucesso do criador da marca Cal, a revista tem como foco principal os ricos leilões de gado de elite e a subida da raça Gir para esse seleto grupo das raças super valorizadas.


Segundo Dinheiro Rural esse mundo maravilhoso e caro é “a fórmula 1 da pecuária, em que animais superprecoces e produtivos são negociados a peso de ouro”.


A revista afirma que “a festa, até então praticamente restrita à raça nelore, está prestes a incluir um novo ator: o gado Gir leiteiro. Tido como patinho feio da pecuária de leite durante anos, a raça está para se tornar a nova coqueluche do mundo dos leilões”.


Com foco na supervalorização do Gir, a revista Dinheiro Rural também traz a preocupação de Gabriel com o destino da raça, “acho natural que os animais se valorizem, mas é necessário que se multipliquem os melhores indivíduos para que cheguem bons animais para o produtor de leite”.


Por fim, a revista cita o interesse especifico de Felipe Picciane, do Rio de Janeiro, promotor do leilão Gir das Américas, dia 18, no Copacabana Palace. Segundo a publicação, “o remate ganhou ares de superprodução e está sendo considerado como um divisor de águas no mercado”.


Felipe Picciane (foto), criador premiado da raça nelore, comenta sobre a possibilidade de replicar no leite o mesmo modelo que fez da carne brasileira um sucesso. “O Gir vai fazer pelo leite o mesmo que o nelore fez pela carne”, prevê. Segundo a revista, Picciane almeja faturar R$ 3 milhões e conclui dizendo que “esses animais serão muito valorizados nos próximos anos”.


A matéria traz ainda Luiz Ronaldo, velho conhecido do Gir Leiteiro que faz uma avaliação da importância do teste de progênie Embrapa/Abcgil para alavancar a raça e garantir o atual desempenho produtivo do Gir leiteiro.



Outro entusiasmado com o Gir leiteiro é o empresário Paulo Horto (foto), dono da Programa Leilões, segundo ele, “o Gir é a bola da vez”. O otimismo de Paulo Horto o fez merecer uma pequena entrevista exclusiva, que Girbrasil publica aqui na íntegra.




Entrevista publicada na Revista Dinheiro Rural:

(click na imagem para ampliar)



Prestação de serviços:
Se você deseja receber a reportagem completa em PDF, envia um e-mail para Girbrasil (rosimardogir@gmail.com) para recebê-la em casa.

Depoimentos:

"O Dr. Gabriel é um professor referência para produtores, selecionadores e para os Brasileiros, ensinando como fazer bem as coisas de modo a gerar renda.


Parabéns ao Dr. Gabriel".


Rui da Silva Verneque

Pesquisador da Embrapa Gado de leite

Juiz de Fora (MG)



“Em minha opinião pessoal Dr. Gabriel é um dos maiores 100 nomes já produzidos pelo país em todos os tempos. Coloco-o no mesmo nível de JK, Tancredo neves, Assis chateaubriand, Oscar Niemayer, Carlos Chagas, Deumiro Gouveia, Getulio Vargas. Ele simplesmente reescreveu a historia da construção pesada no país. O gado gir, usado em genética em mais de oitenta por cento das fazendas leiteiras brasileiras , seja puro ou cruzado , mudou de patamar após a entrada dele. Imagem quantas crianças brasileiras tiveram acesso a um leite mais barato e com menos produtos tóxicos graças a isso!!! Antes de construtor e criador de gado, ele é um exemplo de retidão, simplicidade, pureza de alma. Enfim, é o pai ou irmão q todos gostariam de ter”.



Roney Márcio Quirino

Criador de Gir

Divinópolis (MG)





Boa tarde, Caro amigo Rosimar,


“Gostei muito da matéria inserida no seu blog. Parabéns pelo trabalho de divulgação que você vem fazendo para o Gir Leiteiro, você também faz parte desse sucesso que a raça vem alcançando”.


Grande abraço!!!


Jordane José da Silva

Fazenda Calciolândia

Arcos (MG)




3 comentários:

caio disse...

É agora a ASSOGIR, arruma um presidente.

Pena eu não ter umas 100 bezerras filhas de vacas com controle leiteiro acima de 2.500 litros e pai provado e positivo, e nen precisava ter chifres saindo na altura do olhos.

Anônimo disse...

Sr. Caio,
Tenho certeza que o seu comentário
com relação à ASSOGIR, é próprio de quem desconhece o significado e a importância da referida associa-
ção e descuida com o momento difícil pelo qual ela passa.
Como decorrência, o Sr. confunde a inoperante atuação de diretores, ora instalados, com a associação em si. Êrro grave.
Prova disso é que apesar de seu comentário ter sido publicado há dois dias, nenhum dirigente da ASSOGIR ofereceu uma resposta.
Para finalizar : Com todo respeito que me inspira suas preferências, as bezerras com as mães e os pais que o Sr. aponta, só mesmo com os chifres saindo bem pra cima dos olhos.
Alzeir Campanati Antunes.

caio disse...

Alzeir Campanetti Antunus, muito prazer.

Quanto a associação ASSOGIR, meu comentário e até uma chamada de responsabilidade, coisa que fiz pessoalmente ao Carrião e a Dona Leda, em Goiatuba 2007, quando promovemos e realizamos a maior festa que o Gir Goiano já viu, e diga-se de passagem sem apoio material e nem moral de nem uma associação.(ABCZ,ABCGIL,ASSOGIR, GIRGOIÁS) sendo a mesma exposição bancada e realizada unicamente pelo tino e empreendorismo do povo de Goiatuba, via seu Prefeito Municipal Marcelo Coelho.

Ponderei com eles que a ASSOGIR deveria rumar para um norte e mais com ações concretas para a raça.

Depois de exporem seus pontos de vistas e principalmente ficar claro, pra mim pelo menos, que eles só estavam a frente da mesma por falta de outras pessoas quererem, ou sejam não tinha ninguem para continuar remando o barco que ELES HERDERAM,(primeiro mandato de Dona Leda). Então não é de agora não que a mesma, encontrase conforme esta.

Então, quero muito que a ASSOGIR tome rumo e ajudem o pessoal que cria "meia cabeça" O MEU CASO, a continuar na atividade, também acho que tem muito criador por ai, que prefere o fim da raça do que aceitar a minha ideia, já tive essa clara sinalização pelas minhas andanças e trabalho com a raça.

E mais ainda,quanto a minha preferencia pela seleção das "cabeças feias" mais produtivas e puramente uma questão de gosto. Tenho o meu e os outros tem os deles.

Em tempo, para o pessoal que está movimentando para a mudança, diga-se de passagem NECESSÁRIA na ASSOGIR, penso que somente a renuncia do Carrião não vai fortalecer a associação a ponto de alavancar o GIR DUPLA APTIDÃO, e consequentimente o Gir com suas vertentes seletivas, pois se ele renunciar, via abaixo assinado, e conforme já postado aqui no blog, os outros membros não toparem remar o barco, tera que haver uma nova Eleição, ou não???

Pelo que tenho visto na entrelinhas, não conheço o estatuto(Rosimar, veja se e possivel disponibilizar o mesmo no Blog), mais se nele estiver grafado que somente terão direito a voto os ASSOCIADOS que estiver em dia com suas contribuições, quem vai votar????, pois nem os boletos foram entregues esse ano.

Alzeir Campanetti Antunus, será um prazer continuar trocando ideias e opiniões com voçe, não consegui localizar em mem uma comunidade do orkut, maiores dados seus, tais como endereço, email, telefone, onde cria gir. Se tiver e puder mim enviar, por favor o faça no email - caiogir@gmail.com - tenho minhas convições no gir mais como postei em algum canto por ai(comunidades), as cabeças são redondas para podemos recomeçar do ponto de partida.

E recomeçar de novo, mais sabendo onde ir, seria a maior contribuição que a ASSOGIR, faria para o GIR e nesse ponto não tem outra pessoa com tempo, sabedoria e também VONTADE, do que o ZÉ NETO SAB.

Que as cabeças sejam redondas e focadas para o melhor do GIR DUPLA APTIDÃO e dai dar uma carona para os "meia cabeça" e criadores de girolando. Pois essas duas correntes seletivas estão carregando praticamente sozinhas os dissabores e o sabores do Gir, e isso a mais de 40 anos, ou não?