24 de nov. de 2008

Leilão Essência do Gir Leiteiro


Salvador (BA) - Os principais criadores de gado Gir do país já confirmaram presença no Leilão Essência do Gir Leiteiro, que acontece no dia 3 de dezembro, às 19h, no Parque de Exposições de Salvador. “A expectativa é de quebrar o recorde de preços, que está em torno de R$ 13,5 mil por lote”, afirma o coordenador do leilão, José Nunes, da JN Agropecuária.


“A demanda está aquecida e este leilão vem preencher a lacuna que estava faltando para comercialização de fêmeas de elite, principalmente para atender ao Nordeste”, anuncia Joaquim Souto (foto), da Contabrás Agropecuária e também presidente do Núcleo Gir da Bahia.


Segundo Joaquim Souto, “o mercado de Gir está em franca expansão na Bahia, como um reflexo do que vem ocorrendo em todo o Brasil”, destacando que já é significativa a procura nacional por animais de criatórios do Estado, que estão localizados especialmente na região do Recôncavo. Ele informa que “o leque de mercado é grande, tanto para comercialização de fêmeas para formação do Girolando, bem como fornecimento de tourinhos para rebanhos de Gir puro e de produção de leite comercial, além de fêmeas para o mercado de elite e sêmen para um mercado ávido por material genético melhorado”.


Já estão confirmadas as presenças no Leilão Essência do Gir de criadores de renome nacional, como Jorge e Felipe Piscciani, da Fazendo Monte Verde (Rio de Janeiro), Eduardo Falcão, da Estância Silvânia (São Paulo), Flávio Perez, da Fazenda Brasília (Minas Gerais), Arthur Souto, Fazenda dos Poções (Minas Gerais) e José Coelho Victor (Minas), um dos maiores produtores de leite do país. Da Bahia, já confirmaram participação, Edvaldo Brito Filho, Evilásio Bastos, Morena Agropecuária e Geraldo Magela.


Mercado em expansão na Bahia

O crescimento do rebanho de Gir leiteiro na Bahia vem sendo incentivado pelo Núcleo Gir da Bahia, que começou com 13 associados em dezembro de 2003 e hoje conta com 37 criadores associados. “Criadores que possuem uma história dentro da raça, mas estavam afastados dos eventos do Gir estão sendo estimulados a se inserir novamente no contexto de criação e melhoramento da raça. Eventos são criados para a incorporação de novos criadores e o número de remates da raça vem num crescente espetacular, gerando pontos de comercialização para aliviar a demanda por estes animais que cada vez mais é crescente”, afirma Joaquim Souto, presidente do Núcleo Gir da Bahia.



Nenhum comentário: