17 de nov. de 2008

Leda Góes: “não vou sair como rato. Entrei como gente e vou sair como gente”


foto: Milton Queiroz/Staff - Uberaba (MG)

Sentados da esquerda para a direita: Lindalva e Paulo Horta, Brasília; Valmor da Cunha Lima (Chicão), Uberaba; Rodrigo Simões, Belo Horizonte; Hélio Ronaldo Lemos, Goiânia; Rosimar Silva, Bela Vista de Goiás; Waldyr Barbosa Júnior, Ituverava (SP). Em pé da esquerda para a direita: Marcos Brandão (Epamig), Uberaba; Luiz Fernando Borges, Uberaba; Gilmar Cordeiro, Goiânia; Ocimar Paulo de Oliveira, Bady Bassit (SP); José Sab Neto, Uberlândia; Leonardo Simões, Pedro Leopoldo (MG); Edmardo Naves, Uberlândia; Otacílio Ferreira Matos, Uberlândia (MG), Zélia Ferreira, Brasília; Leda Góes, Goiânia e Beatriz Conceição Cançado Cardoso, Moema (MG). Estiveram na Assembléia ainda Ivan Ledic, pesquisador aposentado da Epamig; Alonso Marques e Goreth Cordeiro, de Goiânia. (click na foto para ampliar)




Uberaba (MG) – 20 criadores sócios e não sócios da Assogir atenderam a convocação de Leda Góes (foto)para participarem da Assembléia Extraordinária da entidade, dia 16 de novembro, domingo, em Uberaba.


Como era esperado o presidente Luiz Humberto Carrião não compareceu. Leda Góes recuou e preferiu não realizar a assembléia e aproveitou para fazer uma reunião com os presentes.


Assessorada por Zélia Ferreira, advogada e filiada à Assogir, informou que a sua convocação era legal, mas que gostaria de solicitar uma nova reconvocação da Assembléia, desta vez de acordo com o estatuto da entidade, “para evitar embates judiciais”. Leda informou que apenas 30 sócios estão aptos a votarem na entidade, “muito pouco, mas é a nossa realidade”, desculpou-se.


Leda também contratou um cinegrafista que filmou e gravou toda a reunião “para evitar que nos acusem de coisas que não cometemos e não dizemos”. Além disso, a advogada Zélia lavrou uma ata com todos os depoimentos.


Leda, na abertura da reunião, informou que não renunciaria naquela hora, como havia prometido, argumentando que “não vou renunciar hoje porque não posso deixar a Assogir sem ninguém”.


Em tom emocionado, Leda disse que “não vou sair como rato. Entrei como gente e vou sair como gente”.


Contudo, Leda Góes, além da uma pequena prestação de contas da sua atuação na Assogir nesses últimos 12 anos, fez um discurso inflamado em favor da renovação. Evitando fazer críticas ao “professor Carrião”, disse que chegou a hora de novas pessoas na Assogir, de novos dirigentes, “principalmente a juventude, por isso proponho que elaboremos aqui e agora um novo requerimento ao presidente em nome dos 1/5 dos associados para que ele, como manda o estatuto, convoque imediatamente uma Assembléia Extraordinária para que possamos resolver alguns problemas da Assogir”.


A proposta foi aprovada por unanimidade. Depois houve as considerações de alguns presentes. Todos queriam saber quem realmente está filiado à Assogir, como está a situação de filiados antigos que não recebem boletos bancários em casa para pagamento de anuidades e como ter acesso, por exemplo, a cópia do atual estatuto da entidade, “quem ninguém conhece e não tem acesso”, indagou Rodrigo Simões, que veio de Belo Horizonte para participar da Assembléia disposto a filiar-se.


Leda, então, entregou o Estatuto para José Sab Neto com o compromisso dele de repassar uma cópia a cada um dos presentes.


Discursos

Paulo Horta, 1º vice-presidente licenciado da Assogir, pediu a palavra para dizer que se afastou da Assogir por que “discordava da maioria das coisas que acontece na aqui”. Defendeu a marcação de nova Assembléia dizendo que neste outro encontro, “legal e como manda o estatuto, vamos aproveitar para reformar o próprio estatuto, anistiar os inadimplentes e arrumar a casa”.


Waldir Barbosa Júnior, 3º vice-presidente da Assogir, também apoiou a convocação de outra Assembléia e cumprimentou Dona Leda dizendo que “a inoperância da Assogir fez com que Leda convocasse essa Assembléia e graças a isso hoje estamos discutindo a renovação, tão importante, para a Assogir”.


Waldir disse também que em conversa com Carrião, ele havia garantido que José Sab Neto será o seu candidato a presidente em 2010, quando ocorrerá a renovação da entidade.


Por falar em candidato, no discurso de renovação da Assogir, Leda Góes lançou José Sab Neto a presidente da Assogir ao dizer “que essas mudanças importantes e almejadas por todos nós serão feitas por José Neto, quando ele estiver presidente”, o que foi aplaudida pelos presentes.


Após a reunião, em clima de união, os presentes pousaram para fotografias e foram almoçar juntos.


Carrião

Ao ser informado do resultado da assembléia que não aconteceu em Uberaba, Luiz Humberto Carrião, presidente da Assogir, limitou-se a dizer “ela (Leda Góes) não tinha outra saída”. Sobre as pessoas presentes à reunião, o presidente atacou: “destaco aqui a deselegância de Dona Leda, que pegou pessoas que nunca foram a Assogir, que eram desafetos da Assogir, para, de forma elegante, me desmoralizar”. Ele não nominou quem são os desafetos da Assogir.


Disse que ao receber o requerimento “devidamente assinado por 1/5 dos sócios, convocarei a Assembléia como manda o estatuto. Sou um guardião da legalidade dentro da Assogir”. Mas informa, “na assembléia que eu convocar quem não for sócio, ou sócia, não participará de forma alguma”, garante.


“Ela quer me tirar”

Carrião disse também que todo esse movimento orquestrado por Leda Góes visa “me tirar da Assogir, disso eu não me iludo”. Mas informa que “não vou brigar por isso, não morro de amores por cargos, qualquer que seja”.


A exemplo de Leda Góes, disse que também já prestou os serviços que deveria prestar ao Gir e “ninguém mais do que eu desejo a renovação da Assogir”.


Por fim, ao saber da participação do Dr. Paulo Horta na Assembléia da Assogir, dia 16, domingo próximo passado, em Uberaba, Carrião pergunta: “Ele voltou? Fico Feliz. Em vários momentos quis entregar a presidência da Assogir para ele e não nunca aceitou”. Mas, “quem sabe eu não dou um presente de natal para todo mundo”. Finalizou.





2 comentários:

caio disse...

Bom senso e agua benta, parece que ERA o que faltava para a ASSOGIR. Façamos votos e ações para que a entidade realmente ocupe o lugar que é dela, isso para consolidar mais ainda o Gir, como ferramenta do nosso trabalho do dia a dia.

Anônimo disse...

Gostaria de citar que alguns, talvez muitos sócios, não têm recebido os boletos para pagamento das anuidades, muito menos convocação para assembléia extraordinária. Isso deve ser levado em conta na determinação da condição de votar e ser votado nessa próxima assembléia.

CARLO ROSSI
Coqueiral - Sul de Minas