28 de nov. de 2008

"Artificialismo do Gir Leiteiro"


Sr. Rosimar,


A respeito do artigo do Prof. Ivan Ledic:

É o seu juízo que determina quais comentários serão publicados e quais serão descartados em seu Blog. Como o Blog é seu e de sua responsabilidade, tal situação é mais do que natural. Porém, sua prerrogativa não está sendo utilizada no sentido de permitir discussões profundas dos temas abordados.


Quando mando comentários, não o faço sob pseudônimos ou de forma anônima, e portanto, sou responsável pelo que escrevo.


Além do mais, minhas mensagens não carregam ofensas ou leviandades, apesar de serem contundentes.


Digo isso não para reivindicar que meus comentários sejam publicados, mas antes, para dizer da oportunidade perdida com os comentários publicados à respeito do artigo do Prof. Ivan Ledic. Certamente existem em sua caixa de correspondência inúmeros que tratam do assunto com mais objetividade e conteúdo.


No caso do artigo em tela, o seu Blog leva o leitor menos avisado a pensar que os criadores estrangeiros conhecem o artificialismo do Gir Leiteiro melhor do que os criadores brasileiros, tamanha quantidade de criadores estrangeiros comentando o assunto.


Deixe que os freqüentadores de seu Blog abordem os parâmetros utilizados nos controles das lactações das Vacas Gir Leiteiro de maneira clara e definitiva, assim como os métodos utilizados. Tanto os que detêm o conhecimento quanto os que detêm a desconfiança.


Esta prática esclarecerá e avançará o tema, ensejando uma pacificação do tema.


O preço da Vaca Gir não é problema. Paga quem puder e vende quem conseguir.
Problema é Vaca Gir com Lactação maior do que vaca holandesa e com chancela oficial da ABCZ.


Alzeir Campanati Antunes
é criador de Gir dupla aptidão
Carmo - Rio de Janeiro
silpemalu@hotmail.com



Nota do Editor:


Prezado Alzeir,


Lamento que seu comentário não tenha sido publicado. Informo que não tenho nenhum comentário sobre o artigo do Ivan Ledic para ser moderado. O blog Girbrasil é do sistema Google e não me foi entregue nenhuma correspondência com o comentário de Alzeir Campanati. Isso já ocorreu com outros participantes que reclamaram dizendo que postou o comentário e não saiu. Não censuro nenhuma idéia, nenhuma opinião. Apenas avalio os comentários antes de publicar para evitar acusações e comentários que denigrem ou ofendem pessoas de forma direta. No campo das idéias não existe qualquer censura em Girbrasil, aliás, aqui é um dos poucos lugares que se fala tudo sobre a raça Gir. Por outro lado, agradece a sua participação. (Rosimar Silva)

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Rosimar,
Favor mostrar este comentário para todos. Em reposta a afirmação, do Sr. Alzeir: "o problema é vaca gir com lactação maior que vaca holandesa e com chancela oficial da ABCZ.
Matéria sobre ascendentes dos touros Gir Laiteiro.

"Outras linhagens, provavelmente, poderiam ter surgido e outros reprodutores poderiam ter se destacado, se não tivesse havido um processo seletivo antagônico à produção de leite nos rebanhos de Gir que praticavam melhoramento visando à produção de carne. Nesses rebanhos, muitas vacas de boa produção devem ter sido eliminadas por serem consideradas ‘descarnadas’, terem úberes grandes e porque o excesso de leite dificultava a criação dos bezerros e exigia a presença de vaqueiro"
Atenciosamente,

Marcelo Rezende Queiroz
Sítio Vale Azul Gov. Valadares MG

caio disse...

Alzeir.

Falamos por email e acho que chegamos a um conclusão sobre a mudança de foco "cabeças redondas" e a meu ver chegamos a uma conclusão sobre o assunto.

Também tenho a preocupação em relação as lactações projetadas, pessagem em um dia e validação por até 40 pessagens, ou mais, inclusive deixei minha opinião, para auxiliar na credibilidade,postada no artigo.

Volto a postar aqui para buscar ideias para aperfeiçoar as regras que estão em vigor nos controles leiteiros, pois até para quem o faz e tem o controle leiteiro, como a principal ferramenta seletiva e agora financeira, não acredita no que faz, então não seria a hora de rever as normas e metas do mesmo?

O que pode ser feito para aumentar a credibilidade e principalmente baratear o sistema nos controles leiteiros.

Não seria a hora de fomentar uma discução entre os criadores, selecionadores,tecnicos e doutores da raça?

MINHA OPINIÃO e que a partir de um periodo o MAPA(ABCZ), somente homologaria e chancelaria as lactações com no minimo 10 pessagens oficiais e a emissão do RIL, seria pela media das mesmas e não pela projeção diaria.

Acho que assim teria um maior confiabilidade e nivelaria todos os planteis, pois quilograma e igual em todo lugar e se meu animal tiver media de pessagem maior que a do vizinho e por que realmente produziu mais.

Agora o que não da e pra ficar fazendo lactações e não acreditando e passando essa escassez de etica, para o mercado.

Então, surgiro ao Rosimar para criar uma enquete onde todos os envolvidos deixariam suas opiniões para a melhoria da confiabilidade do sistema.

É espero que tenha a mesma repercusão do artigo do Dr. Ivan, ou será que é só no defeitos que o blog bomba.

Concordo com você, no quisito quem puder pagar compra mesmo e não e só gir.