24 de nov. de 2008

Sílvio venderá Mulata Alto Estiva


Uberaba (MG) – Amanhã, 25 de novembro, Sílvio Queiroz, Maria Tereza Calil e Milton Magalhães de Almeida levarão a remate o melhor dos seus planteis, por meio do 2º Leilão Virtual Aliança do Gir Leiteiro, às 9 horas da noite, com transmissão ao vivo pelo canal Terraviva.


Sílvio Queiroz, atual presidente da Abcgil, traz em seu rebanho uma história de seleção iniciada em 1942 pelo seu pai, Jerônimo Alves Pinheiro, na fazenda Santa Rita da Estiva.


Em fevereiro de 2009, Sílvio Queiroz completará 20 anos de pesagem de leite, “sem faltar um único ano”, ressalta. O “Gir Leiteiro Alto da Estiva” atualmente é selecionado na fazenda Arapoema, em Uberaba (MG) e já produziu um touro Grande Campeão – Expozebu 2007, Paranã Alto Estiva (foto).


Sílvio levará para venda, por exemplo, a vaca Mulata Alta Estiva (Conde X Garçonete Alto Estiva. Mulata tem lactação oficial de 5.090 kg de leite e sua mãe, Garçonete, produziu 3.605 kg de leite e é filha de Feitiço da Poty VR na Aquarela.


Mulata (foto com o boné na cabeça) é o xodó de Sílvio, “mas terei que disponibilizá-la aos nossos clientes com o objetivo de ofertar coisa boa e valorizar nosso leilão”, explica. Mulata é um típico animal Gir leiteiro: alta, comprida, produtiva e com todas as características raciais da verdadeira raça indiana.


Silvio destaca também o lote 6, Araponga FIV Alto Estiva, uma filha de Rara Alto Estiva, cuja lactação oficial é de 4.163 de leite, com CA Sansão. Rara é filha de Maab Amuleto na Honrada Alto Estiva. Sílvio classifica Araponga “como uma bezerra de pista, haja vista que é filha do melhor touro da atualidade em uma vaca que já obteve inúmeras premiações pelo Brasil”.


A fazenda Arapoema venderá, também, um animal com pedigree aberto. Trata-se de Bordada FIV Alto Estiva, filha de Deja TE F. Mutum (2.649 Kg de leite/133 dias - aberta), com o Teatro da Silvânia. Segundo Sílvio, “Bordada é fruto do acasalamento de dois rebanhos “cabeceira” do Gir leiteiro nacional e, acima de tudo, ainda é neta da Dengosa TE F. Mutum (9.298 Kg de leite no 2º parto), um ícone do Gir brasileiro”, finalizou.




Nenhum comentário: