22 de nov. de 2008

Goiás poderá ter "Moet" do Gir em 2009


Goiânia (GO) – O Estado de Goiás se prepara para iniciar o Moet do Gir no Estado. MOET é a sigla para múltipla ovulação e transferência de embriões, em inglês. Esta tecnologia permite formar amplas famílias de irmãos completos. Estes têm, em média, 50% de seus genes em comum (a mesma proporção que pai e filha). É possível estimar-se com acurácia satisfatória o valor genético de touros leiteiros que tenham considerável número de irmãs com produção aferida, não sendo necessário esperar pela produção de suas filhas.


A primeira reunião da Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir – será dia 27, quinta-feira, às 19h, para discutir o teste de progênie Embrapa/Girgoiás e o projeto Moet de Goiás. Estão confirmadas as presenças dos pesquisadores Rui Verneque, da Embrapa Gado de leite; Rodolfo Rumpf e Benedito de Freitas Trovo, da Embrapa Recursos Genéticos (Cenargen).


Segundo Emílio da Maia de Castro, presidente da Girgoiás, os recursos para o Moet já estão assegurados e “há o interesse da Embrapa em realizar conosco este projeto”. Segundo ele, o Moet goiano utilizará os touros em teste para aprimorar e acelerar os resultados”.


Segundo Vânia Maldini Penna, do Moet do Guzerá, “as vantagens dos núcleos MOET podem ser adicionadas às dos testes de progênie, com a integração dos dois esquemas em um único programa. Assim, os touros jovens das famílias superiores do MOET podem ser conduzidos ao teste de progênie para obtenção de acurácia extra. As mais importantes firmas mundiais de inseminação artificial têm cerca de 40% de touros leiteiros em teste de progênie provenientes de programas MOET”.


Além disso, completa Maldini, “a principal vantagem dos núcleos MOET é a rapidez na seleção: os touros podem ser avaliados tão logo suas irmãs encerrem a primeira lactação. Assim, as idades dos touros avaliados são praticamente a metade dos testados pela progênie o que aumenta as taxas de ganho genético anual e tem uma série de vantagens de ordem prática.


Touros mais jovens em geral têm melhor qualidade de sêmen e uma longa vida reprodutiva pela frente, melhorando a disponibilidade e preço de seu sêmen. Ao contrário, touros mais velhos podem produzir pouco sêmen ou até estar mortos quando seu valor for conhecido”.


Outra importante vantagem é a alta intensidade de seleção que pode ser implementada com esta tecnologia. O aumento das taxas reprodutivas das vacas permite que se trabalhe apenas com as muito superiores.

Também a concentração de recursos humanos, financeiros e animais num único local acarretam grande redução de custos de avaliação dos reprodutores.


As avaliações em núcleos MOET apresentam menor acurácia que as feitas em testes de progênie com grande número de filhas. Entretanto, os estudos feitos até hoje demonstram que esta menor acurácia é amplamente compensada pelo ganho em tempo.


O presidente da Girgoiás informa que logo após a reunião para discutir a implantação do Moet em Goiás, haverá um coquetel aos presentes.


Nenhum comentário: