22 de dez. de 2007

Lado a lado

Uberaba (MG) – A raça Gir brasileira agora tem duas entidades nacionais representativas funcionando oficialmente dentro da ABCZ. A Assogir – Associação Brasileira dos Criadores de Gir, cujo presidente e Luiz Humberto Carrião e a Abcgil – Associação Brasileira de Criadores de Gir leiteiro, presidida por Sílvio Queiroz. O fato da ABCZ reconhecer a Abcgil como entidade representativa dos criadores de Gir Leiteiro caracteriza que, realmente, existe dois “tipos” de Gir no Brasil. Além das duas entidades nacionais, os julgamentos da raça também são divididos: Julgamento de Dupla Aptidão e Aptidão Leiteira. Mas esse problema não é da ABCZ.
A entidade maior dos zebuzeiros brasileiros não pode fazer nada se os criadores nacionais não se entendem e permitem que essa “diferença” se manifeste na organização política da categoria.
As co-irmãs da raça Gir agora estão praticamente de mãos dadas na ABCZ. Porta a porta. Isso pode ser bom para a raça e para os criadores. Afinal ter duas entidades trabalhando pelo mesmo objetivo: promover e divulgar a raça não é um mau negócio.

A entrada da Abcgil para dentro do prédio da ABCZ é uma vitória do atual presidente, Sílvio Queiroz, que tem bastante habilidade política. Por outro lado, a Assogir está em rota de colisão com a ABCZ, pois seu presidente, Luiz Carrião, liderou a oposição ao atual presidente da ABCZ, José Olavo, ao apoiar a chapa encabeçada por Dona Leda Góes.

As relações entre ABCZ e Assogir estão estremecidas, haja vista o editorial assinado pelo presidente no site da entidade, em que acusa formalmente a ABCZ e perseguir a Assogir e “alguns de seus ilustres membros”. Também reconhece que a “Assogir vem pagando um preço muito alto por ter apoiado e participado através de seus diretores da Chapa de oposição ABCZ PARA TODOS”.
O que a Abcgil mais queria já conseguiu, que foi ter uma sala dentro da ABCZ e participar na Meca do Zebu como uma entidade reconhecida pela entidade do Zebu nacional e não ficar na periferia, numa rua fora do parque de exposição em Uberaba (MG). Agora está dentro da ABCZ e, ainda por cima, assistindo de camarote essa disputa entre a ABCZ e Assogir. Sobre a disputa política, o site da Assogir afirma que foi uma “manobra inescrupulosa que a justiça em breve irá corrigir”.
A ABCGIL foi fundada em 17 de setembro 1980 na cidade de São Paulo. Nove anos depois, teve seu estatuto aprovado e registrado na cidade de Belo Horizonte (MG) e, 11 anos depois, foi registrada sob o número 67 no Ministério da Agricultura, em Brasília (DF).
A história do Gir leiteiro nacional está intimamente ligada a dois grandes criadores nacionais. Gabriel Donato de Andrade, da Fazenda Calciolândia (Arcos – MG) e Rubens Peres, da Fazenda Brasília (São Pedro dos Ferros – MG). Sobre isso voltaremos a falar em outra oportunidade.

Sílvio Queiroz apoiou a eleição de José Olavo para a
presidência da ABCZ e até hoje fumam o cachimbo da paz.

Um comentário:

caio disse...

Praceros, mais um ponto pro Gir Leiteiro, ou não?????

Será que também a nivel de Associação o Dupla Aptidão, vai levar outra sura na organização e no marketing????? que digo de passagem não existem, pois cada criador tem pra ele mesmo, que seu animal e superior aos demais e portanto não precisa de "praceros".

Quem busca leite em sua seleção(Leiteiros), já resolveram essa falha, digamos, falha ideologica.

Pois a cada dia, vejo mais e mais criadores abrindo suas porteiras pros ditos leiteiros e ficando muito contentes.

Então ponto pro Silvio e pra "RAÇA GIR LEITEIRO", pois é assim que logo, logo o Ministerio da Agricultura, vai fazer referencia ao GIR, ou alguem tá vendo coisa diferente na entrelinhas das duas Associações, pois enquanto uma busca união com trabalho e mais trabalho, que já estamos começando a colher e outra busca... há deixa pra lá, num vai achar nada mesmo,hehehehehehe.