15 de dez. de 2007

Girgoiás cobra 65,00 por embrião viável


Goiânia (GO) – A Associação Goiana dos Criadores de Gir – Girgoiás – informa as novas tabelas para seus associados que desejam fazer transferências de embriões por meio do laboratório de TE da Embrapa Arroz e Feijão, nos arredores de Goiânia. Apesar de instalado dentro da Embrapa Arroz e Feijão, o laboratório é controlado pela Girgoiás, em convênio com a Embrapa e o Cenargem. Esse laboratório é fruto do trabalho de organização dos criadores de Goiás, que, por meio de convênio com o governo federal, conseguiu dinheiro para a aquisição dos equipamentos de última geração para manter o laboratório. Além dos equipamentos, estão instalados nesta unidade currais, barracões e pastos para receber até 60 doadoras.

O investimento dos governos estadual e federal nesta unidade de TE visa ampliar e melhorar o rebanho de Gir do Estado de Goiás por meios de TE. Segundo a Girgoiás, o criador pode colocar quantas doadoras quiser para coleta no laboratório, os custos são baixos. O criador paga R$ 65,00 (Sessenta e cinco reais) por mês para manter cada doadora no laboratório e mais R$ 65,00 (Sessenta e cinco reais) por embrião produzido. A implantação dos embriões é por conta do criador, caso não queira, ou tenha como implantá-los, os embriões são congelados.

Esse preço é bastante acessível ao criador, pois todos os custos de alimentação, medicamentos e mão-de-obra são por conta da Girgoiás. Esses preços são para os criadores filiados à Girgoiás e, segundo a entidade, visam estimular os giristas goianos e fazerem uso da TE como ferramenta de melhoramento e multiplicação dos seus rebanhos.

Para aderir ao programa e saber mais detalhes, o telefone da Girgoiás é (62) 3203-4753

Nenhum comentário: