3 de dez. de 2007

Gir Fazendo bonito no Mato Grosso do Sul

Colorado DOBI


Santa Rita do Pardo (MS) – A fazenda Porta do Céu, dos irmãos Zanatta, bem na entrada do Estado de São Paulo, está utilizando Touro Gir PO par produzir animais pesados com fêmeas de outras raças e cruzamentos. Quem nos envia essas informações é o médico veterinário Antônio Braz Zanatta Júnior, um dos donos da “Porta do Céu”. Pelo nome Zanatta deve ser o “São Pedro” do Mato Grosso do Sul.

Zanatta é criador de Gir e adquiriu de José Luiz Junqueira Barros, de Ribeirão Predo (SP) o Touro Colorado DOBI (foto), filho de Krishneto, foi campeão Júnior Maior em Uberlândia e Uberaba em 2006 e Reservado Grande Campeão em Uberaba em 2006.

A base do gado Gir de Zanata vem dos criatórios de Helbânio Barbosa (Laguna Carapã (MS) e de Omar Carvalho Cunha, de Presidente Prudente (SP). Zanatta conta que no início da sua criação, pensava somente no leite, “mas quando começamos a desmamar bezerros pesados tanto no gado puro, como no cruzamento, percebemos que um outro lado da raça poderia ser explorado e – continua – percebemos que esse lado é um pouco esquecida pela maioria dos criadores, que é o corte”. Segundo ele, Colorado DOBI é o touro “que veio para cumprir esse papel”.

A fazenda Porta do Céu está intensificando os cruzamentos no gado de corte com touro Gir, principalmente na vacada meio sangue Angus, Simental e Pardo Suíço e também em um pouco de Nelore.

Zanatta se comprometeu em enviar fotos dos produtos Gir com a vacada de corte para o Blog para o Brasil e o mundo ver essa outra alternativa do Gir.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rosimar, bom dia, a matéria ficou muito boa, vamos vêr se os giristas acordão, para esta outra opção que a raça nos oferece; Assim que eu tiver fotos dos produtos desses cruzamentos que lhe falei, eu te mando.
Outro assunto, seria sobre à assinatura da revista, são quantas edições anuais ?
Como faço para assinar ?
Fico aguardando resposta.
Um abraço.
Zanatta.

mateus lima ambrosio disse...

moro em açu RN aqui na fazenda do meu pai criamos um gadinho Gir estamos começando agora mais ja temos 2 reprodutores Gir PO e com registro de caracteristikas Africanas e outro sem de caracteristicas indiana.
o de caracteristicas indiana tem os pigimentos quase igual a esse ai mais é bem maior com castanha bem mais denhada e garupa ampla.ta começando a nascer filhas dele agora com vacas mestiças e os bezerros nacem bem caracterizados com boa garupa orelha e cupim exelentes,si voç~e quiser fazer contato o numedo do meu pai é 99931699 e o meu é 94465123.vlw