13 de fev. de 2008

Carrião diz que é perseguido pela ABCZ


Goiânia (GO) – O presidente da Assogir – Associação Brasileira de Criadores de Gir - Luiz Humberto Carrião, está confiante de que vai ganhar o processo contra a atual diretoria da ABCZ e anular as eleições passadas da entidade e “anular todos os atos do Zé Olavo”.


Encontrei ontem com o Carrião em uma oficina de carro, em Goiânia. Ele mora atualmente na cidade de Jataí (GO), onde, junto com a esposa, administra “uma fazenda de 800 alqueires”. Em Jataí Carrião produz leite, mantém “um plantel de 200 cabeças de Gir e o restante da fazenda é ocupada com gado nelore comercial”, relata.


Perguntado sobre como anda a Assogir, ele logo avisa que “a entidade sofre um perseguição implacável da ABCZ devido às disputas políticas passadas e devido, também, ao processo que movemos contra a atual diretoria”. Sobre o processo ele é enfático, “nós vamos ganhar e anular todos os atos do Zé Olavo”. Informa que se não ganhar nos tribunais de Minas, “por que eles (Abcz) são muito fortes, ganharemos no Supremo Tribunal Federal, em Brasília”.


Perseguição

Diz que além da sua entidade, ele também como criador de Gir sofre perseguição da ABCZ, “não consigo nada na ABCZ, estou tentando regularizar o meu gado e nem DNA dos meus animais eles (Abcz) aceitam”, reclama.


Alega que tudo isso é o resultado da disputa política, “eles (ABCZ) levaram tudo para o lado pessoal e resolveram me excluir da ABCZ”, denuncia.


Fim da verba

Denuncia também que a ABCZ cortou o repasse para a Assogir dos recursos destinados às entidades nacionais das raças zebuínas. Indagado se isso não foi porque a Assogir não prestou contas dos recursos liberados em 2007, Carrião se irrita e diz que não verdade, “o Zé Olavo está retendo nosso dinheiro para pagamento de um empréstimo de R$50.000,00 que fizemos na ABCZ para tocar alguns projetos, como o CTZL – Centro Tecnológico das Raças Zebuínas Leiteiras (em Brasília-DF), só que ele está retendo tudo, não só o valor de contrato, além de passar a metade do dinheiro para a ABCGIL – Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro”.


Diante disso, informa que a Assogir passa por dificuldades financeiras, “lá sou eu quem paga tudo: telefone, secretária, internet e etc, mas se outros presidentes também tiveram que bancar tudo, como foi o caso da Dona Leda, eu também vou bancar”.


A verba

Ainda sobre a verba de ajuda que a ABCZ passa para as entidades, Carrião garante que prestou contas de tudo. Diz também que a Assogir trabalhou muito com esse dinheiro, publicando uma revista, pagando juiz e troféus para várias exposições, como as de Brasília e Belo Horizonte, “por vários anos quem paga toda a premiação e os juízes da Exposição de Brasília é a ASSOGIR e está tudo documentado”, desabafa.


Por fim, Carrião diz que corre uma versão nacional sobre a Assogir “que não é verdadeira”, por isso, acha que os veículos de comunicação deveriam ouvi-lo para saber qual a sua versão.


Diante disso, promete conceder uma entrevista bombástica para Girbrasil esclarecendo tudo sobre a situação política da Assogir e do processo contra a ABCZ. Aguardem.


Mais detalhes sobre a posição do presidente de Assogir, Luiz Humberto Carrião e da Entidade, leiam O ovo da serpente.



Um comentário:

Anônimo disse...

Luiz Carrião trava uma luta fradicida com a ABCZ. Ele é presidente de uma entidade nacional. Girbrasil não tem posição favorável a nenhuma das partes, apenas divulga como notícial.
Lamentavelmente essa briga, é claro, tem prejudicado a entidade Assogir, como o próprio presidente já revelou. A raça gir vive um momento de expansão e uma de suas entidades nacionais deveria gastar sua energia no crescimento da raça, no fortalecimento dos criadores e não na manutenção de uma briga que, em última instância, não é dele. Quem foi candidata e não gostou do processo foi a Dona Leda Góes e não a Assogir. Está na hora do presidente separar essas duas realidades e tocar a Assogir no rumo certo, sem brigas, sem rancores, sem acusações, numa perspectiva de construção e fortalecimento do gir brasileiro.