12 de fev. de 2008

3º Encontro de Criadores de Gir


Bela Vista de Goiás, 19 de abril de 2008, sábado.

Goiânia (GO) – A cidade de Bela Vista de Goiás, 45 km de Goiânia, eleita a Capital Goiana da Raça Gir, por ser o município Goiano com o maior número de criadores de Gir, sediará, novamente, mais um Encontro de Criadores de Gir, dia 19 de abril de 2008 (sábado). Já foram realizados no município dois encontros de criadores. O primeiro foi o “Seminário Nacional de Acasalamento a Campo da Raça Gir”, em 2006 e o “1º Encontro de Criadores de Gir de Bela Vista” em 2007, ambos realizados na Fazenda Santa Clara, de Rosimar Silva.

Nesse terceiro ano consecutivo, o encontro será no Parque de Exposições da Cidade, onde a Infra-estrutura é melhor para receber os participantes. Além do encontro, está previsto mostra de gado e a novidade deste ano será a realização do 1º Leilão de Fêmeas Gir Leiteiro do Estado de Goiás, promovido por criadores goianos e convidados de outros Estados brasileiros. Serão ofertados somente animais com controle leiteiro próprio, Novilhas e Bezerras com Pai provado ou Mãe com controle leiteiro oficial da ABCZ. O Leilão tem ainda a finalidade de consolidar a cidade Bela Vista como a Capital Goiana do Gir.

Tema

O tema do 3º Encontro será sobre a influência da ciência na seleção da raça gir no Brasil, como os testes de progênie da Embrapa/Abcgil, Embrapa/Girgoiás e as descobertas de marcadores moleculares para produção de leite da raça. O grande debate nacional agora é sobre como utilizar essas ferramentas que a ciência disponibiliza aos criadores. Para isso, cientistas envolvidos em pesquisas para o melhoramento da raça gir falarão sobre esses avanços.

Leilão

O 1 º Leilão de Fêmeas Gir Leiteiro do Estado de Goiás, com 40 lotes, entrou na programação do encontro como evento paralelo por exigência do mercado que procura animais Gir Leiteiro provados para comprar.

A Frente da Organização do Mega Evento estão os Criadores Rosimar Silva, de Bela Vista (GO); Daniel Silvano, de Bela Vista (GO); Caio Sandro, de Caldas Novas (GO), Eni Cabral, de Silvânia (GO), Leonardo Martins, de Catalão (GO), Leonardo Rodrigues, de Goiânia (GO), Fábio Inácio, de Marzagão (GO) e José Roberto Nunes de Castro (Zezão), de Trindade (GO).

O Encontro de Criadores e o Leilão já têm o apoio da Abcgil – Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro, da Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir, Prefeitura Municipal de Bela Vista, Sindicato Rural de Bela Vista e Cooperativa de Produtores Rurais de Bela Vista.

Depoimentos

Segundo Eni Cabral (foto), criador de Gir em Silvânia, “encontros como esses realizados em Bela Vista são extremamente importantes para o crescimento da raça, pois integra os criadores e abre para discutir os caminhos do gir”.


Caio Sandro (foto), acostumado com Organização de Exposições de Gir - foi dele a mobilização dos criadores para a Mega Exposição de Goiatuba (GO) em 2007, com mais de 200 animais, “Bela Vista, devido ao empreendedorismo de alguns criadores, a sua privilegiada localização, pois está estrategicamente localizada na região metropolitana de Goiânia, com fácil acesso para quem vem do norte e do sul, está tornando-se realmente a Capital Goiana da Raça Gir Leiteiro”.


Daniel Silvano (foto), participante e organizador do 2º Encontro de Criadores de Gir de Bela Vista em 2007, deixa claro que já conta com o apoio de todas as entidades envolvidas na realização da edição passada e que, “sem sobra de duvidas, continuarão a apoiar a montagem de mais essa mega estrutura para receber todos os apaixonados pela raça e demonstrar mais uma vez a receptividade dos criadores de Bela Vista”.


História dos Encontros em Bela Vista:


Foto do auditório montado sob tendas na Fazenda Santa Clara,
durante o 2º Encontro de Criadores, em março de 2007.
Ao fundo Athos Magno proferia palestra sobre o papel social da raça gir no Brasil.


Em 2007, durante o Encontro os participantes foram
prestigiados com uma mostra de gado dos criadores de Goiás.
No detalhe o pátio da Fazenda Santa Clara.



Nos dois encontros realizados na Fazenda Santa Clara (2006 e 2007),
houve grande cobertura da imprensa local e nacional,
o que melhorou a visibilidade da raça e de seus criadores.


3 comentários:

Anônimo disse...

Estou de cabelos em Pé,os que sobraram, hehehehehehehehehe, aposto muito no evento e também nos "PRACEROS" do gir goiano e brasileiro pra consolidar mais esse evento que a partir de agora é do Gir Mundial.

Então desde já estou buscando ideias que serão bem vindas de todos pra gente fazer uma festa a altura do gir e de Bela Vista.

Envie suas sugestões e opiniões pro Blog e também pro meu Email - caiogir@gmail.com.

Conto com todos os baluartes da raça pra ajudar a gente em mais essa empreitada.

Parabens, Rosimar, Daniel e principalmente ao Povo de Bela Vista pela grande visão de Mercado e receptividade.

Acadêmicos de Geografia Kamilla e Ueldê disse...

Realmente Bela Vista se consolida como a capital goiana do Gir, nada mais justo.

Com certeza será mais um evento de mobilização nacional de grande importância para o melhoramento da raça.

Parabéns aos organizadores.

Anônimo disse...

A Principal característica dos encontros de criadores de gir em Bela Vista é a solidariedade entre os criadores para o sucesso dos eventos. Em todos os encontros tive a colaboração e inúmeros criadores. Vou aqui relatar em breve todas essas colaborações e participações. Espero não cometer injustiças com nenhum dos criadores e participantes, mas se isso acontecer, quero que seja alertado.
Quanto tive a idéia de realizar o primeiro encontro, que foi o seminário nacional de acasalamento a campo de gir, algumas pessoas acharam que era evento muito grande para ser feito em Goiás. Corri atrás dos apoios em todos os Estados e, praticamente, todos os grandes criadores do Brasil estiveram nesse encontro, em 2006, na fazenda Santa Clara. Foi um sucesso.
Por isso, agora acredito no sucesso desse 3º encontro. Estamos com mais experiência, mais amadurecidos e vamos discutir assuntos de alta relevância, que é a contribuição da ciência, da tecnologia para o melhoramento do gir.
Um abraço a todos e obrigado, antecipadamente, pelo apoio de companheiros criadores do Brasil.