26 de fev. de 2008

Bela Vista, capital goiana da raça gir

Goiânia (GO) - O 3º Encontro de Criadores de Gir, dia 19 de abril, em Bela Vista de Goiás, foi confirmado oficialmente para as dependências do Parque de Exposições Agropecuárias do município. Com isso, o evento ganha em comodidade para os participantes, com amplo espaço para estacionamento, currais, galpões e uma excelente localização. Bela Vista faz parte da região metropolitana de Goiânia, distante apenas 45 km da capital, com excelente logística para quem vem do sul, ou do norte do país.

Em Bela Vista nasceu e cresceu Geraldinho Nogueira (foto), o maior e melhor contador de "causos" do Brasil. Um busto foi erguido na principal avenida da cidade em homenagem a um dos filhos mais ilustre do município.

A cidade de Bela Vista de Goiás foi fundada a partir de doações de terras feitas por José Bernardo Pereira e José Inocêncio Teles originando o povoado Sussuapara pertencente ao município de Bonfim, atual município de Silvânia.

Luiz José de Siqueira casou-se com uma moradora de Bonfim e iniciou o processo de desenvolvimento do povoado. Em 1875, Luiz José construiu um chafariz na cidade que foi inaugurado em 29 de janeiro de 1880 com toda a alegria do povo, mas em 1906 foi demolido.

Em 30 de março de 1880, o povoado tornou-se freguesia. E em 1896 tornou-se cidade. A Igreja Nossa Senhora da Piedade construída em 1872 foi reformada em 1903, a estação telegráfica foi construída em 1918 e a luz elétrica chegou à cidade em 1927.

O Prefeito atual é Wilson Marcos Teles, do PT (foto). O município tem forte atividade agropecuária, sento o leite o principal produto. O laticínio Bela Vista, cujos principais produtos conhecidos dos consumidores brasileiros são o leite e a manteiga Piracanjuba, está instalado em Bela Vista.

Marcos Teles, prefeito de Bela Vista durante o 2º Encontro de Criadores na Fazenda Santa Clara, em março de 2007. Teles participou e apoiou o encontro dos giristas de Goiás.

4 comentários:

Anônimo disse...

Aqui vai uma sugestão para a agenda do encontro.
Ontem assistindo ao início de um leilão de Nelore em SP (no Leopoldo) tomei conhecimento que a Associação de Criadores de Nelore "oficializa" leilões.
A informação, dada por um dos promotores (durante a entrevista) que também é membro da Associação dizia ainda algo assim, - Como a entidade não tem fontes de captação de recursos (recebe alguns repasses da ABCZ), passamos a divulgar e "oficializar" leilões, em contrapartida 0,5% (meio por cento) da renda desses leilões reverte para a Associação e é reinvestida em marketing, etc., a proposta foi muito bem aceita pelos associados.

Na minha opinião, isso é SABER trabalhar. Ao invés de ficar "chorando"e "mendingando" ajudinhas por ai, os dirigentes primeiro são competentes e fazem valer o dinheiro que lhes chega às mãos, em segundo lugar são criativos e sem "sobrecarregar" os associados criam fórmulas inteligentes para captar recursos e assim viabilizar investimentos.
Não estaria na hora das Associações de Gir e seus associados "pensarem" em algo similar?
O site da Assogir por exemplo? Não é de todo ruim, mas com o potencial que tem para divulgação deixa muito a desejar.
Não tem sequer uma relação dos associados com suas informações básicas por estado!
Nesse aspecto a ABCGL é muito melhor!

Anônimo disse...

Jonhsson,
Obrigado pela sugestão. As entidades existem para formular políticas de crescimento e promoção dos seus associados. No caso das associações de criadores, o principal serviço que uma entidade poderia prestar realmente seria a divulgação dos seus associados. Quanto estive à frente da Associação Goiana dos Criadores de Gir, cujo presidente era Alberto Pereira Nunes Filho (falecido), empreendemos vários projetos que realmente contribuíram para o crescimento da raça em Goiás e no Brasil. Criação a Revista Gironline, o Site da Associação tinha o Mapa do Gir, não só de Goiás, mas do Brasil; criamos a Caravana do Gir; o Gol Gir e vários eventos de caráter promocional. Infelizmente o site da associação saiu do ar e hoje apenas o blog Girbrasil divulga os criadores independente se são grandes, ou pequenos.
Conduto, creio que os dirigentes das entidades devem ter em mente que as associações existem em função do crescimento dos criadores no conjunto. Ampliar mercado significa crescer juntos. Ninguém é feliz sozinho.

Anônimo disse...

Prezado Rosimar

Exatamente. Veja por exemplo a revista que vece publica e o seu blog.
São um sucesso!
O blog tem um frequência ascendente, ótima qualidade, participação e interatividade, e na minha opinião só tem a crescer.
Porquê?
Porque voce mantém qualidade do conteúdo, é criativo e esta "antenado" com a cabeça dos criadores.
Logo, logo esse blog (se já não é) consolida-se como ponto de referência dos criadores de Gir.
E o mais importante! Gir, Gir Padrão, Leiteiro, PO...todos.
E que eu saiba voce não é patrocinado por "verbas oficiais", nenhuma editora comercial ou algo parecido.
E ainda, não contente promove eventos como o Encontro Bela Vista".
Associações precisam de dirigentes como voce e os colaboradores que lhe acompanham.
Infelizmente não posso comparecer ao evento, mas adoraria e desde já lhe envio os parabéns pelo seu trabalho e aos seus colaboradores.

Sten Johnsson
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Só para complementar.
Isso fica claro nos números.
Enquanto o site da Assogir mostra menos que 15.000 visitas, pelo que acompanho do blog Girbrasil, esse tráfego em um mês apenas é maior (e tende a crescer).
Explica obviamente o interesse em publicidade!
Outro aspecto.
O blog Girbrasil dá espaço a Assogir e a todos, mas no site da Assogir não há qualquer referência ao blog Girbrasil ou seuqer links para criadores.
Essa minha crítica não tem o objetivo de desmerecer a Assogir ou qualquer outra Associação, mas sim mostrar que bons resultados podem ser alcançados com atitudes corretas, profissionalismo, criatividade e dedicação como a sua por exemplo.

Sten Johnsson