10 de fev. de 2008

Gir no pasto

Prezado Rosimar Silva,

Feliz 2008. Envio para você fotos de alguns dos meus animais. Na foto filhas do Barbante TE Kubera, CA Sansão, FB Cadarso, Benfeitor da CAL e outros touros.

Há um ano perdi meu avô, Olentino Garcia Rosa (Goiatuba -Go), que tinha 94 anos de idade. Ele foi precursor da raça gir em Goiás, amigo do pai do Sr. Adevaldes Pereira Carrijo, quem inclusive comprou suas fazendas, e é criador de Gir até hoje.

Meu pai vive na minha chácara a 90 km de Brasília, em Luziânia (GO), onde continuamos com a deliciosa e saudável tradição de criar Gir.

Comecei a registrar em 2000, hoje já tenho meus PO's.

Meu foco é criar um gado onde a rusticidade não seja só um marketing, mas uma realidade (nunca fiz ou usei silagens), meu gado é criado assim: busco sempre o leite sem perder a beleza racial e aspectos zootécnicos da produção; para as vacas paridas e bezerros novos, pastagem, sal mineral do melhor (puro), suplementação das lactantes com máximo de 2 kg de torta de algodão ou ração, na seca cana (com uréia) e capim triturado; e, quando o bolso deixa um farelado para chamarisco por cima (milho, sorgo ou farelo de algodão - nunca superior a 1 kg por cabeça); aos bezerros - sempre mamam a vontade desde que não dêem diarréia, para tanto da hora que nasce 3 dias com a mãe e leite a vontade; vacas que baixam de 6 litros além do que o bezerro mama é dispensada da ordenha. Sal mineral, suplemento não superior a 2 kg para as bezerras (ração ou cereal moído ou farelo de algodão - sempre semeando sobre capim napier novo moído).

Bezerros são sempre criados num regime mais rústico. Em puro pasto, água de ótima qualidade (mina) e sal mineral do melhor são mantidos os bezerros desmamados, fêmeas solteiras e inseminadas (posto que não tenho touro de repasse), todas as fêmeas têm que ser aptas à IA.

E assim tenho sobrevivido na atividade, ofertando Gir e Girolando cujo regime de criação é simples e de baixo custo, portanto acessível ao pequeno e médio criador.

Bom abraço forte do girista do planalto


Coronel Alair Garcia Júnior
Luziânia (GO)
alairgarciajr@yahoo.com.br



Nenhum comentário: