16 de fev. de 2008

ABCZ e o Meio Ambiente



Goiânia (GO) – A nova edição da Revista ABCZ, que já está circulando no Brasil, traz em matéria de capa a nova preocupação da Diretoria da ABCZ: preservação ambiental. Aliás, o tema da próxima Expozebu é “Zebu: Pecuária Sustentável”. A ABCZ foi extremamente feliz na escolha de desse tema. Isso mostra que essa atual administração está “antenada” com a realidade mundial e se coloca como uma entidade moderna e com determinação de enfrentar um problema sério para a pecuária nacional, que é a degradação ambiental.

Ao escolher esse tema, a diretoria da ABCZ dá um passo à frente e chama o produtor para o debate de uma realidade desconfortável para nossa atividade. Precisamos de novas técnicas de manejo ambiental para ajustar a criação de gado bovino e a manutenção das nossas florestas, do cerrado, da água, enfim, da fauna e da flora.

Os pecuaristas brasileiros não podem se omitir desse debate, afinal foram os produtores que mais depredaram o meio ambiente no Brasil com os desmatamentos desenfreados, são os produtores que, na maioria das vezes, desmatam, ou permitem que desmatem até as margens dos leitos dos rios e córregos, são eles que permitem o garimpo predatório com técnicas ultrapassadas e usam, ou permitem o uso de agrotóxicos.

Por isso, essa responsabilidade também é nossa. É bom ver nossa entidade maior convocando os produtores para a discussão de como recuperar e preservar o meio ambiente. Parabéns, mais uma vez, ao presidente José Olavo (foto), que deu uma demonstração de modernidade e compromisso social como o futuro do Brasil. Vale à pena dar uma olhada na revista, que publica uma excelente entrevista com o professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, titular da Escola Superior de Ecologia e Restauração Florestal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).
Convém destacar que a foto que ilustra essa entrevista é de uma novilhada Gir no meio de um pasto (provavelmente de capim tanzânia) alto com uma mata ao fundo, feita pelo fotógrafo da ABCZ Maurício Farias.

Nenhum comentário: