4 de jun. de 2009

"O risco da consaguinidade"



Olá Rosimar,


Neste momento mágico em que vive a raça gir, principalmente "Gir do leite", gostaria de salientar o risco em que alguns criadores estão correndo em insistir com cruzamentos consaguineos.

Fazer acasalamentos preocupados apenas com o mercado, com o retorno imediato poderá facilitar a volta a um passado não muito distante, esta prática foi um dos impulsos para degeneração desta maravilhosa raça há alguns tempos atrás.

Abraço.

Valdevi Silvério dos Santos
Goiânia (GO)
valdecisilverio@live.com

Um comentário:

HELIO REZENDE disse...

O efeito da consangüinidade é o aumento da homozigoze (pureza genética ) dentro das linhagens ou grupo de indivíduos. A consangüinidade “apura geneticamente” esses indivíduos, tanto para qualidades quanto para defeitos, interferindo diretamente em características zootécnicas de grande interesse como o crescimento e a função reprodutiva. Apesar dos benefícios, de maneira geral, a consangüinidade é considerada prejudicial. E, como já foi afirmada, além do aumento da incidência de defeitos genéticos, ela influencia de maneira negativa o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.

Acasalamento CC (%)
Pai x Filha 25,00
Pai x Neta 12,50
Meio irmãos 12,50
Filho x Neta mesmo pai 6,25
Neto x Neta mesmo pai 3,13
(CC) Grau de Consanguinidade