30 de jun. de 2009

A força das famílias "Brisa" e "Garbha"


Fotos: arquivo Girbrasil




Brisa da Saudade,
grande mãe do gir nacional,

produção oficial
de 7.643 quilos de leite.












Garbha dos Poções
(12.463 kg),
Filha de Dadamyo,
vaca mais premiada do Brasil,
mãe de Enlevo da Silvânia,
Avó de Mérida Fiv do Roza.

Dentre os 37 títulos conquistados,
Garbha foi Grande Campeã e
Melhor Úbere Nacional em 2003
e Reservada Grande Campeã
ExpoZebu em 2005 com
produção de 41 kg de leite/dia.









Bela Vista de Goiás – Rosimar Silva, da Fazenda Santa Clara, levará à remate no 2º Leilão Gir Dsil, dia 1º de julho, em Uberaba, Mérida Fiv do Roza, uma legítima representante da família Brisa da Saudade. O leilão será transmitido pelo Agrocanal.

Brisa da Saudade é cria de Alberto Motta, de Rio Verde (GO) e pertence a criadora Andréia Nunes, sucessora de Alberto Pereira Nunes. Brisa tem lactação oficial de 7.643 quilos de leite e é mãe de Labry da São José, campeão Vaca Jovem da Feileite 2008.

Brisa é uma verdadeira máquina de fazer Gir de qualidade e leiteira. Ela já foi acasalada com diversos touros e todos os seus produtos são extraordinários, como Labry (com Radar dos Poções), Miss Te da São José (com CA Paladino) e Maíra TE da São José, a mãe de Mérida Fiv do Roza. Maíra ainda é uma jovem novilha, mas mostrou que recebeu da mãe toda a capacidade para transferir para seus produtos a qualidade de beleza racial e produtividade.

Mérida do Roza é filha de Maíra com Enlevo da Silvânia, touro em teste Embrapa/Abcgil, filho de Teatro da Silvânia com Garbha dos Poções, a vaca mais premiada do Gir Leiteiro.

Portanto, trata-se da família de duas grandes matriarcas: Brisa da Saudade e Garbha dos Poções. Mérida tem as características evidentes dessas duas famílias de vacas provadas. Apesar da tenra idade, é um animal que não passa despercebido. Uma oportunidade imperdível.

Nenhum comentário: