10 de jun. de 2009

O Gir e a inclusão social



foto: Sheyla Leal/DF
Rosimar Silva, Joaquim Roriz e Paulo Horta, durante encontro de Criadores na Agropecuária Palma, em Luziânia (GO), dia 6 de junho de 2009.






Luziânia (GO) – Durante o dia de campo da Agropecuária Palma, Paulo Horta informou ao presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir, Rosimar Silva, que foi nomeado Assessor para Inclusão Social, da Secretária de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia, cujo secretário é o também criador de Gir, Joe Valle, da Fazenda Malunga.

Segundo Paulo Horta, o Ministério de Ciência e Tecnologia está aberto para receber quaisquer projetos, mas desde que atende os requisitos básicos de inclusão social, que é prioridade do Governo Federal.

Uma das prioridades da Secretaria de Joe Valle é resgatar os objetivos iniciais do CTZL – Centro Tecnológico do Zebu Leiteiro, com sede em Brasília, que ainda está em fase de implantação. A proposta do CTZL, na sua concepção previa um trabalho de desenvolvimento e pesquisa com as raças zebuínas leiteiras, como a raça Gir, Guzerá, Sindi e Indubrasil.

Rosimar Silva, que além de ser presidente da Girgoiás, é diretor de articulação institucional da Assogir – Associação Brasileira de Criadores de Gir, disse que a Girgoiás e a Assogir “têm interesse em discutir projetos que visam atender os pequenos e médios criadores de Gir de Goiás e do Brasil, como, por exemplo, a execução de um Moet nacional com vistas a promover o melhoramento genético dos pequenos rebanhos de Gir do interior do país, que é a grande maioria dos criatórios de Gir”.

Segundo Rosimar, “além de criador de gir e ambientalista, Joe Valle é uma pessoa dedicada ao desenvolvimento sustentável da pecuária brasileira; o Dr. Paulo Horta também é comprometido com o melhoramento genético do Gir, ele fez um trabalho importante para o crescimento do núcleo do Gir do distrito federal. Os dois juntos irão abrir novas oportunidades para pesquisas com a raça para o crescimento social e econômico de pequenos e médios criadores de Gir e de outras raças de gado no Brasil”, finalizou.

Nenhum comentário: