4 de jun. de 2009

Homenagens na Jasdan


Paraopeba (MG) – Este ano o IV Jasdan, durante o coquetel de abertura, prestará uma série de homenagens. Entre os homenageados estão José Olavo Mendes Borges, Sílvio Queiroz e Rosimar Silva (foto).

Segundo Onofre Ribeiro, José Olavo, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, “é um pecuarista competente e um líder antenado com os anseios da maioria dos criadores de Zebu e, acima de tudo, está sendo um presidente da Abcz que apoio a raça Gir”; Sílvio Queiroz, presidente da Abcgil, Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro, “desenvolve um trabalho importante neste momento de grande procura pelo Gir Leiteiro, divulgando e consolidando a raça em todo o território nacional” e Rosimar Silva, Presidente da Girgoiás, Associação Goiana dos Criadores de Gir, “tem sido o maior divulgador da raça Gir no Brasil e merece ser homenageado e reconhecido pelo seu trabalho, quase sempre solitário, em prol da raça”.

Além dessas três lideranças da raça, Jasdan também “prestará uma homenagem por ano a um jurado da Abcz que contribui com o crescimento da raça e este ano homenagearemos Tatiane Almeida Drummond Tetzner (foto), jurada da Abcz, reconhecida pelo seu talento para julgamento de Gir leiteiro, uma mulher de fibra que soube se impor profissionalmente”.

Onofre ainda fará homenagens à algumas “sucessoras”, mulheres fortes que herdaram a missão de selecionar Gir, ou estão lado a lado com o marido na lida de criar e selecionar Gir.

Este ano será a vez de homenagear algumas dessas mulheres fortes. Na lista estão os nomes de Luciene Prata Júnior (foto), da Fazenda Aprazível, de Uberaba, esposa de João Machado Prata Júnior. Segundo Onofre, “Luciene é uma mulher forte, braço forte do marido, companheira, elegante e discreta, mas que usa sua sensibilidade para contribuir decisivamente com o sucesso da marca DP no Brasil”.

Maria Tereza Lemos Calil (foto), da Fazenda Paraíso, de Franca, também será homenageada na categoria “sucessora”. Maria Tereza é herdeira na seleção de Gir da Família Lemos, em Franca, no Estado de São Paulo. São décadas e décadas de envolvimento dos Lemos com o Gir. “Por toda essa história que considero merecido homenagear Maria Tereza Lemos Calil, uma mulher, cuja luta, o Gir agradece”, lembra Onofre.


Albanense Cambraia, esposa de Guilherme Masci, também será homegeada. Ela é neta de Florêncio Nunes, “que junto com o irmão Francisco Aureliano, foram importantes criadores de Gir nas décadas de 30 e 40 na região de Formiga (MG)”, revela Onofre. Segundo ele, “esses dois criadores levavam Gir para Uberaba fortalecendo a raça naquela época”.

Onofre também não esqueceu de outra sucessora importante da raça: Lenita de Paula Gasbarro (foto), filha de Evaristo de Paula, criador do Gado EVA, em Curvelo, Minas Gerais. Para Onofre, Lenita também é outra mulher que merece ser homenageada e reconhecida por liderar a família Gasbarro na seleção de Gir, “ela representa uma das histórias mais importantes do Gir nacional, pois Evaristo de Paulo criou uma linhagem de gado muito adorada no país e que serviu para a formação do rebanho nacional”, reconhece.

Onofre também não esqueceu de Andréia Nunes, filha de Alberto Pereira Nunes Filho, "não foi nem um filho, nem um neto, mas uma filha a sucessora do trabalho de Alberto Nunes", diz Onofre. Segundo ele, Alberto teve um papel importante na seleção de gir em Goiás, pois foi pioneiro na inseminação artificial, na Transferencia de Embrião de gir e no Controle Leiteiro naquele Estado e Andréia está tando continuidade a esse importante trabalho e colhendo os frutos semeados pelo seu pai".


Por fim, Onofre ainda prestará homenagens “ao mais indiano dos Brasileiros, Arthur Souto Maior Filizzola (foto), o criador do touro Radar dos Poções, cujo sêmen é o mais valorizado no Brasil”, exclarece.

Onofre diz que nutre por Souto uma admiração “muito grande”, pois ele “foi capaz de fazer uma linhagem de gado indiano bastante respeitada no Brasil e o sufixo Poções tem um peso extraodinário entre todos os criadores brasileiros”, finaliza.




Nenhum comentário: