28 de jun. de 2009

Os passos de Jaime Mantecón no Estado de Goiás



Foto: Lara Tavares
Rosimar Silva, Itamar Caiado,
Jaime Dario Mantecón,
Guy Brasil Cavalcante e
Luiz Alberto de Paulo na fazenda Santa Luzia, sábado,
dia 27 de junho de 2009.
Guy recebeu os criadores de
Goiás para mostrar os
avanços da sua seleção de gir.





Goiânia (GO) – Jaime Dário Mantecón, criador de Gir na México, na Finca El Rosário e diretor da Associação Mexicana de Criadores de Zebu, cumpriu uma agenda apertada na sua passagem por Goiás.

Ele chegou à capital Goiana no sábado, dia 20, e hospedou-se na Estância São José. No dia seguinte, domingo, passou o dia conhecendo o rebanho de Andréia Nunes; na segunda-feira, dia 22, pela manhã, visitou a fazenda de Bráulio Moraes, em Jandaia. Às 13 horas retornou para Goiânia onde almoçou com criadores no Restaurante Tucunaré na Brasa. No final tarde, Jaime acompanhou a diretoria da Girgoiás até a fazenda do prefeito de Goiânia, Íris Rezende, no municipio de Guapó, para ver parte do rebanho do Prefeito e entregar ao comandante do municipio de Goiânia a solicitação de apoio para que a capital de Goiás seja a sede do III Congresso Internacional de Criadores de Gir em 2010. Jaime ouviu do Prefeito a confirmação de que apoiará integralmente a proposta de sediar o Congresso.

Na terça-feira, dia 23, foi à fazenda de Ramilton Javiktson, em Indiara para ver o touro Krishna Sakina Gheeta Prema, Filho de K. S. Prema DC com Gheeta ENA. No mesmo dia à noite proferiu palestra sobre o Gir no México na Associação Goiana dos Criadores de Gir, onde assistiu o leilão Virtual de Dílson Cordeiro.

Na quarta-feira, pela manhã, Jaime foi à Fazenda Iporê, de Gilmar Cordeiro, nos arredores de Goiânia, conhecer os touros da marca "Gil" que estão em teste de progênie. À tarde, foi à Fazenda Santa Clara, de Rosimar Silva, conhecer os touros Dalua do Rosa e Gaiolão RS. Quinta-feira, dia 25, foi até Jussara, no vale do Araguaia, visitar os rebanhos de Gir e Nelore do Condomínio Divisa, composto pelos irmãos Itama Caiado e Ibsen de Castro. Ainda na quarta-feira, à noite, participou de um jantar no apartamento de José Roberto Nunes, o “Zezão”, juntamente com os criadores Guy Brasil Cavalcante, Rosimar Silva, Itamar Caiado e Gustavo Tavares.

Dia 26, sexta-feira, Jaime Mantecón foi à Agropecuária Palma, de Joaquim Roriz, no município goiano de Luziânia, nas proximidades de Brasília. Na noite de sexta-feita participou de festa Junina na residência de Rosimar Silva, regada à comidas típicas e forró.

No sábado, dia 27, passou o dia na Fazenda Santa Luzia, em Piracanjuba, conhecendo o rebanho de Guy Brasil Cavalcante, onde almoçou caranha e carneiro assados.

No Domingo dia 28, Jaime visitou a fazenda Moriá, de Daniel Alvarince, em Mairipotaba. Daniel é um jovem criador de gir, zootecnista e técnico do teste de Progênie Girgoiás/Assogir/Embrapa.

Antes de Goiás, Jaime já havia visitado as fazendas São Bento, de Onofre Ribeiro; dos Poções, de Arthur Souto Maior Filizzola e Lapa Vermelha, de Eduardo e Ricardo Simões, em Pedro Leopoldo (MG).





Jaime Mantecón
na Fazenda Santa Clara,
em Bela Vista de Goiás,
com a novilha Urtinga
(Gailão DC X Luma).

Urtinga é irmã próprio do
touro Umbuzeiro, de propriedade
de Onofre Ribeiro e
Jaime Dario Mantecón.

Nenhum comentário: