10 de jun. de 2009

Noite Indiana


Marajá de Jasdan, SATYAJITJI KHACHAR,
a esposa ALAUKIKA e os príncipes SHIVRAG e RAVIRAG.
Segundo Onofre Ribeiro, estão na Estância Jasdan roupas indianos para serem usadas no coquetel de abertura do IV Jasdan, dia 12 de junho, "feitas pelo mesmo alfaiate real que confecciona as roupas da familia real de Jasdan".







Paraopeba (MG) – Há três dias para o IV Jasdan (veja programação), Onofre Ribeiro informa que está sendo preparado para o Coquetel de abertura uma grande festa indiana, com apresentações culturais.

Ele informa também que o marajá de Jasdan, da Índia, mandou confeccionar várias roupas indianas exclusivamente para serem usadas na f do dia 12 no IV Jasdan. Segundo Onofre, “o mesmo alfaiate real que faz as roupas do Marajá também fez essas roupas que estão aqui na Estância Jasdan à disposição dos criadores que quiserem vestir no dia do evento”.

Cláudio Lara, criador de Gir e veterinário do Cenatte foi quem trouxe essas roupas da Índia.

Apresentação
Carlos Clarck (foto), bailarino, professor, coreógrafo e Maitre em Belo Horizonte (MG), fará um show com vários estilos de danças indianas.

Clarck iniciou seus estudos em 1977, registrado pelo SATED/MINAS em 1986 através de concurso estadual, quando se oficializou profissional nesta categoria. Tendo sua formação acadêmica em Ballet Clássico, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz Dance, Dança Clássica Indiana, Dança de Salão, Dança Cigana, Dança do Ventre e Folclore Árabe.



O bailarino mineiro aperfeiçou sua técnico em várias capitais brasileiras e circuitos de dança e no exterior, participando de turnês por New York City, Washington D.C., Los Angeles e Boston nos anos de 1986/1994/1997, também esteve em Quebec e Toronto no Canadá em 1995.
Visitou as cidades indianos de Goa, Bombay, Kerala, Lucknow e Varanasi nos anos de 1992/ 1996/ 1999/ 2002.

Carlos Clarck também este na cidade de Buenos Aires nos anos de 1999/ 2003/ 2005/ 2006). Ele também dançou profissionalmente em grandes companhias de dança em Minas Gerais, São Paulo e Rio, dirigiu várias escolas e grupos de dança e foi premiado em vários concursos de âmbito nacional e internacional como o ENDA/SP, Joinville, entre outros.

Como terapeuta corporal, Carlos complementou sua formação com o curso de massoterapia (IMAM/BH), ginástica estética, exercícios acadêmicos, stretch, terapias corporais, relaxamento e meditação.




Estilos
O KATHAK tem sua origem na palavra Katha que quer dizer "contar história". Este estilo de dança nasceu às margens do Rio Ganges e tinha, como prioridade, ser uma dança de rituais Templários. Esses rituais de adoração eram executados por artistas itinerantes e portanto não se vê no Kathak o estabelecimento do sistema devadasi, que é o sistema de dançarinas atachadas aos Templos. Mantendo um enfoque técnico com um elaborado trabalho de pés e piruetas, além das expressões faciais. É interessante ressaltar que no Kathak além do vocal, o próprio dançarino, em muitos momentos, canta os "bols" das batidas dos pés. O estilo de música é o Hindustani.

BOLLYWOOD conhecido como Dança Moderna Indiana. Esse estilo de dança consiste em uma fusão de danças indianas clássicas e folclóricas com outros estilos ocidentais como o Jazz, street dance, latinos e outros. As danças dos filmes de Bollywood, especialmente nos mais antigos, são modeladas de acordo com os estilos clássicos da dança indiana, com as danças do norte da Índia. Nos filmes modernos, os elementos da dança indiana são misturados com estilos de dança ocidentais.

O KUCHIPUDI teve a origem de seu nome da Vila de Kuchipudi ou Kuchelapuram no estado de Andra Pradesh, no sul da Índia, às margens do rio Krishna. Originalmente era um estilo de dança dedicado ao Deus Shiva e seu nome era Shiva-leela Natyam. Este estilo de dança era constituído de peças baseadas nas lendas a respeito deste Deus. Sua origem remonta ao século 7 AC mas foi com o advento do movimento "Bhakti" (movimento devocional) aproximadamente no séc. 15, sob o comando de Siddhendra Yogi, e que com o movimento "Vaishnava" (devotos do Deus Vishnu), começou a se sobrepor à cultura Shivaista, é que o Kuchipudi tornou-se conhecido sob uma nova forma.



Nenhum comentário: